Escola Municipal de Jardim Bela Vista conquista em Castro o primeiro lugar no IDEB

Escola Municipal de Jardim Bela Vista conquista em Castro o primeiro lugar no IDEB

Matheus de Lara

A Escola Municipal de Jardim Bela Vista, em Castro, conquistou a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No município outras 20 escolas municipais também participaram. O resultado foi divulgado no mês de setembro e é referente ao ano de 2021. O índice criado em 2007, reúne em um só indicador, os resultados de dois conceitos da qualidade da educação, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), entre outros pontos.

A reportagem do Página Um News conversou com o diretor da escola que ficou em primeiro lugar na cidade. Para Rodrigo Aparecido Nunes dos Passos, “a nota alcançada foi de 7.5 para os anos iniciais do ensino fundamental. A escola tem grandes avanços no aprendizado dos alunos e percebemos que as notas relacionadas a Língua Portuguesa e Matemática são bem significativas e gradativas a cada ano”, descreve o diretor.

Rodrigo também mencionou que os componentes curriculares avaliados foram português e matemática. “Nós da escola, trabalhamos com esses e outros componentes de forma transdisciplinar. Isto é os componentes e conteúdos não são trabalhados de forma isoladas”. Em relação a média de proficiência, ou seja, o resultado final, a escola conseguiu atingir 250,73 pontos para português e 262,77 pontos para matemática.

Conforme o diretor, todos da escola estava ansiosos em receber o resultado dessa avaliação. “Passamos dois anos trabalhando de forma remota devido a pandemia, e com toda a dificuldade que todos os professores e gestores de escola sentiam e posterior de forma escalonada com os alunos na escola. Mas, realmente foi uma alegria em receber essa nota, e refletir sobre os trabalhos realizados por todos que passaram e se dedicaram na escola, nesses anos, para que o resultado fosse alcançado. Todos os profissionais que por aqui passaram, tiveram sim sua parcela de contribuição para com esse desempenho no processo acadêmico dos nossos alunos que vem sendo gradativo a cada avaliação, fazendo com que a nossa escola comece a ser vista com outros olhares e tendo outras possibilidades”.

Atualmente a escola atende alunos em período integral. “São 27 funcionários, alguns com carga horária de 20 e outros com 50 horas, e um estagiário. Hoje temos 160 alunos e oferecemos aulas além dos componentes curriculares, aulas de língua inglesa, informática, capoeira, música e recreação”, disse Rodrigo.

O diretor também salientou que “costumo dizer que nós somos responsáveis pela educação dos nossos alunos, os pais nos delegam essa função e cabe a nós garantir em nossas condições a melhor forma de fazer e mediar ela. Assim acontece em nossa escola, começa com a confiança, com o respeito, com a criação de laços afetivos para assegurar a educação de qualidade. E assim percebemos que nossos alunos gostam de estar na escola”.

Demais escolas municipais

As outras 20 escolas que também participaram da avaliação ficaram na seguinte colocação: Estação do Tronco e Vila do Rosário atingiram (7.4); Bernardo Litzinger alcançou (7.3); Santo Lazarini da Silva e Dalila Ayres com (7.2); Mariana G. Duarte com (7.1); José A. F. Telles, José Nery e Vicente Machado ambos pontuaram (7.0), Jahyr Lopes atingiu (6.8); Elsa Macedo, Lourival L. de Carvalho e Relindis B. Capile com (6.7); Linneu M. Novaes com (6.5); São Sebastião que alcançou (6.4); Marilda da F. Fadel com (5.9) e Guararema que atingiu (5.6). Na divulgação das notas realizadas pelo IBED, a Escola Rural Municipal de Terra Nova, Tanque Grande e Tereza Casa Grande não tiveram suas pontuações informadas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!