Conheça as principais diferenças da tradição de Natal entre brasileiros e holandeses

Conheça as principais diferenças da tradição de Natal entre brasileiros e holandeses

Bianca Martins

O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro em praticamente todos os países do mundo, mas, a celebração carrega o peso das tradições de cada povo, por isso, algumas diferenças podem ser percebidas.

Castro é uma cidade típica paranaense, mas com grande influência da Colônia Holandesa, presente no município há 70 anos. Alguns costumes brasileiros já foram incorporados nas celebrações das famílias, como comemorar o natal nos dias 24 e 25 de dezembro e não 25 e 26 de dezembro, como acontece na Holanda.  

Mesmo com algumas mudanças, algumas tradições holandesas são mantidas pelos imigrantes, como é o caso da visita do Sinterklass, o Papai Noel Holandês, no dia 5 de dezembro, com a tradicional entrega dos presentes.  

Neste ano, devido à pandemia, a comemoração em Castrolanda aconteceu no dia 4 dezembro, por drive-thru, no Clube Castrolanda, em Castro. Todos que participaram ganharam presentes e puderam tirar fotos com o Sinterklaas. O bom velhinho holandês também esteve na Escola Holandesa Prins Willem Alexander, em Castrolanda, com dois Zwarte Pieten, que animaram a festa com danças e brincadeiras com as crianças.

Katia Loman, secretária da diretoria da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) reforça que cada costume mantido e incentivado por imigrantes é importante para que novas gerações preservem as histórias de seus antepassados. “As tradições sempre valorizam e são o diferencial de toda cultura, e com o Sinterklaas não é diferente”, comenta.

Celebração Brasil-Holanda

Outra diferença importante entre as celebrações Brasil-Holanda é a Ceia de Natal. No Brasil é comum no dia 24. Na Holanda o mais comum é “gourmetten” no jantar do dia 25. É uma chapa bem grande em que cada convidado grelha seus legumes e carnes, com vários tipos de molhos de acompanhamento. No Brasil não pode faltar o Peru, na Holanda, quando eles servem um jantar e não gourmetten, o prato principal é quase sempre um “Rollade”, espécie de rocambole que pode ser de frango, porco, carne bovina e até de carne de caça.

Os brasileiros costumam comemorar o dia 25 com um almoço em família, normalmente com as sobras da ceia. No entanto, os holandeses fazem um café da manhã natalino no dia 26, com pães, manteigas, frios, tudo com tema de Natal.

Por falar em pão natalino, esta é mais uma tradição da data que traz algumas peculiaridades. No Brasil tem o Panettone/chocottone e na Holanda, o Kerststol. É quase que um panettone, também tem passas e tem um recheio de “amaldeldpijs” espécie de pasta de amêndoa, e coberto com açúcar de confeiteiro.

As tradicionais rabanadas ou Oliebollen, também estão presentes no Natal holandês.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!