Cidades mantém exigência da máscara apenas em ambientes de saúde e escolas

Cidades mantém exigência da máscara apenas em ambientes de saúde e escolas

Luana Dias

Com o avanço da imunização contra Covid-19 e com a proliferação da doença controlada na maioria das cidades, o uso de máscara vai deixando cada vez mais de ser uma exigência na região. Em algumas poucas cidades, como é o caso de Castro, o uso ainda é exigido por meio de decreto. No município voltou a subir o número de casos de dois meses para cá, mas em geral, não estão sendo necessárias hospitalizações em função do contágio. A grande maioria da população também já está imunizada com duas ou mais doses da vacina. A primeira dose foi aplicada em 68.321 castrenses, a segunda em 63.174 e a terceira em 44.082 pessoas.

Em maio a Prefeitura publicou decreto tornando obrigatório o uso das máscaras de proteção facial para permanência ou ingresso em ambientes públicos municipais de atendimento à saúde, tanto para servidores como usuários. A medida foi justificada pelo aumento do número de casos de doenças respiratórias típicas de inverno. No começo de mês de junho a exigência se estendeu para alunos da rede municipal de ensino, a partir de três anos, professores e funcionários das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS). Na rua e em outros ambientes coletivos, não há nenhuma exigência quanto ao uso de mascaras.

Em Palmeira também está vigente um decreto que sugere uso de máscara em locais onde há grande movimentação de pessoas, como unidades de saúde e locais de atendimento da assistência social, onde há, por exemplo, circulação de muitas pessoas idosas. Nestes ambientes a recomendação serve tanto para os profissionais, como para pessoas que estão buscando atendimento. Já nas escolas o uso de máscara deve ser adotado por qualquer pessoa que apresentar sintomas de gripe e de outras doenças respiratórias, além disso, professores estão orientados a encaminhar alunos sintomáticos para a realização de testes.

Na cidade de Tibagi o uso de máscara é obrigatório nos ambientes de atendimento à saúde, e também há orientação para uso nas escolas. De acordo com a enfermeira em Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Santana Fernandes Burgos, nos últimos 20 dias houve aumento no número de casos no município, mas em geral, os pacientes têm apresentado sintomas leves, também graças a imunização da população. Tibagi já irá vacinar pessoas que têm 40 anos com a quarta dose da vacina. A cidade tem no total, 4.370 casos confirmados da doença, mas apenas 17 casos ativos, de pacientes em tratamento. “Além da vacinação, também estamos testando a todas as pessoas que apresentam sintomas, nunca paramos de fazer os testes, mas agora há intensificação, já que com o frio e pelo fato de as pessoas ficarem mais aglomeradas, há tendência de crescimento no número de casos”, explicou ela.

Em Carambeí, igualmente não há mais exigências sobre o uso de máscaras. Apenas é recomendado em locais como as Unidades Básicas de Saúde, Centro Municipal de Saúde e demais ambientes fechados. O município também fez campanhas de conscientização sobre cuidados que evitam a disseminação da doença nas escolas, e segue com a campanha de vacinação. Carambeí tem 6.349 casos de Covid registrados e 16 pacientes ativos.

Em Piraí do Sul o número de novos casos se mantém baixo. De acordo com o último boletim, publicado no Portal da Transparência na segunda-feira (20), seis novos casos foram confirmados recentemente. Cinco desses pacientes estão em isolamento domiciliar e um está internado na enfermaria. No município não há exigência no uso de máscara e também não existem outras restrições vigentes.

No município de Ponta Grossa, conforme informou a assessoria da Prefeitura, o comitê de emergência acompanha a evolução dos casos, juntamente com a Fundação Municipal de Saúde e as autoridades do Estado. O uso de máscara não voltou a ser exigida, no entanto, a Prefeitura tem recomendado que em locais fechados, principalmente nesta época do ano, a população faça uso do acessório.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!