Castro volta a registrar aumento de casos de Covid-19

Castro volta a registrar aumento de casos de Covid-19

Matheus de Lara

Nos últimos dias o Brasil voltou a registrar aumento significativo no números de casos da Covid-19. No sábado (19), por exemplo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirmava que os diagnósticos dispararam no país. O aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e de outras variantes da Ômicron, já circula em pelos menos 12 estados.

Em relação ao número crescente de infecções, a reportagem do Página Um News procurou a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, para saber se em Castro houve aumento de casos nos últimos dias. Conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (21), desde o dia 8 o município confirmou 17 casos. Sobre o número informado se são de pessoas que não tomaram vacinas ou não complementaram a vacinação, a secretária explicou que “trata-se de pessoas imunizadas que tomaram no mínimo duas doses”, disse Kravutschke. Para a secretária, não tem como fazer uma análise se o aumento é decorrente de uma variante, já que fazem o teste rápido e que não estão encaminhando para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacem).

Maria Lídia conta que a tendência de casos é subir, ou seja, na mesma situação a nível do Brasil. A secretária orienta que a população use máscara em ambientes de grande circulação de pessoas, a exemplo de ambientes fechados, ônibus, espaços de saúde, entre outros. Sobre a obrigatoriedade de voltar a usar máscara, disse que é possível, mas “no momento não haverá obrigatoriedade. Cabe a cada pessoa o auto cuidado, uso de máscara e higienização das mãos, e estar sempre atento”, explica Maria Lidia.

Covid em Castro

Conforme boletim divulgado, já se recuperaram da doença 19.620 pessoas. Outras 15 seguem em isolamento domiciliar, e um está internado, em leito regular e nenhum na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o início da pandemia, Castro já confirmou 19.906 casos e 270 óbitos. A última morte aconteceu no dia 26 de setembro, de um homem de 72 anos, que faleceu em 23 de junho.

Vacina

Até essa segunda-feira (21), 69.264 castrenses haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19; 63.678 a segunda, e 61.871 a dose de reforço, entre primeira e segunda.

Desde a quarta-feira (16), os castrenses com 18 anos ou mais já estão recebendo a quarta dose do imunizante contra a Covid-19. É a segunda dose de reforço, disponível nas Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!