Castro reduz óbitos infantis em 2020

Castro reduz óbitos infantis em 2020

Da Assessoria

Castro apresentou entre os municípios da região,  o menor índice de mortalidade infantil em 2020. Durante o ano foram nove mortes, duas a menos que em 2019. Os dados são da Terceira Regional de Saúde. Essa foi a primeira vez que o município baixou o índice de dois para um dígito.

De acordo com a presidente do Comitê de Mortalidade Materno-infantil do município, Gislaine Tanaka, a redução deve-se a assistência ao pré-natal prestada às gestantes, que realizam no mínimo, seis consultas durante a gravidez. “Assim que a gestante suspeita a gravidez, faz exames, inicia acompanhamento pré-natal e é acompanhada durante todo o período, inclusive com busca ativa caso falte a consulta. Há monitoramento constante e temos trabalhado para reduzir cada vez mais este índice ”, disse.

Gislaine explica ainda que os óbitos apresentados em 2020, em sua maioria, foram por síndromes e deficiências que impediram o desenvolvimento da criança.

Certificação

A secretaria de saúde teve  em 2020 e primeiro quadrimestre de 2021 bom desempenho dos sete indicadores do Programa  Previne Brasil e receberá  o Certificado de Qualidade da Atenção Primária emitido pelo Ministério da Saúde. “Castro sendo um município de porte médio que teve dificuldades no enfrentamento a covid, manteve olhar para atenção primária, mantendo os principais serviços”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke.

Sobre o bom desempenho do município e a redução dos índices de mortalidade infantil, a secretária atribui a readequação  dos espaços físicos, implantação dos serviços  em rede, descentralização  dos serviços que proporcionam ao usuário a resolutividade de suas demandas em seus próprios  territórios, capacitação  e fortalecimento  das equipes. “Essas ações  resultaram no empoderamento das nossas equipes, que juntas somaram para o bom desempenho do município. É o resultado do esforço diário dedicado à atenção primária em saúde”, finalizou.

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.