Da Redação*
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Castro atualizou a composição do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. A medida, formalizada pela Resolução nº 14 de 15 de abril de 2024, visa fortalecer a rede de proteção social no município.
A nova composição do comitê inclui representantes de diversas áreas, sendo dois da política de saúde, dois da política de educação, dois da política de assistência social, dois do CMDCA, dois do Conselho Tutelar e dois da Rede de Enfrentamento às Violências. As reuniões do comitê serão realizadas bimestralmente, com encontros adicionais conforme necessário.
O comitê terá como função articular, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial, além de definir fluxos de atendimento e aprimorar a integração dos serviços. A resolução destaca a importância da escuta especializada e do atendimento articulado para prevenir e interromper ciclos de violência, garantindo a proteção integral das crianças e adolescentes.
Os novos membros do comitê foram definidos na reunião ordinária nº 01/2024 e incluem representantes de diversas entidades e políticas públicas do município. A atualização visa otimizar a cooperação entre os serviços e melhorar a resposta às situações de violência contra menores.
Lista:
1- Conselho Tutelar
Letícia das Brotas Flugel;
Sonia Sueli da Aparecida Santos
2- Política de Assistência Social
Juliana Silva Castro;
Rosmeri Ap. Dalazoana Gebeluka
3-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Luciana Ap. Oliveira Camargo;
Rosangela Leite Sandrini
4- Política da Saúde
Charlini Ferreira Regatiere;
Ana Paula dos Santos Rodrigues
5- Política de Educação
Caroline Larissa Weinert (Rede Municipal);
Juliane Machinski de Castilhos (Rede Estadual)
6-Rede de Enfrentamento às Violências
Jeneffer Lens da Silva;
Irene Schmidke Goltz
*Com Assessoria