Castrense palestra sobre software livre, em Foz do Iguaçu

Castrense palestra sobre software livre, em Foz do Iguaçu

Da Redação

Foz do Iguaçu – A castrense Barbara Tostes, que atualmente reside em Niterói (RJ), foi convidada para palestrar na LatinoWare, um dos maiores eventos sobre softwares livres na América Latina.

Barbara terá a missão de compartilhar com outros colegas da área e fascinados pela linguagem de software livre, suas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos seus mais de 30 anos no ramo da informática. Isso, devido a Barbara iniciar na área, no fim dos anos 80, quando seu pai, dono de corretora, adquiriu computador e a fez ter a necessidade de aprender sobre a operação da máquina.

Ela conta como tudo começou na área de sofwares livres, que aconteceu anos mais tarde. “Quando estava estudando jornalismo, precisei de sistema de gerenciamento de sites para controlar as matérias da faculdade, desde 1996 eu já fazia sites. Fui testando alguns até encontrar o e107 [e107.org] e ajudei a traduzir, convidada pela comunidade brasileira”, lembra.

De acordo com Barbara, existem quatro tipos de liberdades dos softwares livres: liberdade para usar o programa para qualquer propósito; liberdade para estudar como funciona, modificá-lo e adaptá-lo para suas necessidades; liberdade para distribuir cópias do programa e, liberdade para melhorar o programa e publicar as melhorias. “Desde 2005 sou convidada para falar do e107, nos anos seguintes, fiz curso no Senac de Castro sobre os sistemas Linux, conheci o Conectiva, o Kurumin, o Mandrake, Mandriva, Ubuntu, KDE. Fui trocando o Microsoft Windows nos meus equipamentos para sistemas GNU/Linux porque achei sistemas mais estáveis, melhores e que permitiam que eu, como usuária, controlasse minha máquina”.

Não é a primeira vez que ela participa dos eventos de nível latino-americano. Em 2013, em Piraí do Sul, aconteceu Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol), organizado pelo secretário de Tecnologia Silvio Palmieri, da época. “Lá estavam presentes os organizadores do Latinoware, viram minha palestra sobre artes gráficas com Softwares Livres e recebi o primeiro convite para ir. O Latinoware paga todas as despesas dos palestrantes, é o maior evento e mais importante da área de tecnologias abertas e livres”, enfatiza.

Latinoware

Em 2022, a Latinoware foi dentro de hotel, na área do evento tinha stands, e Barbara ficou responsável por fazer palestra e cuidar do stand da comunidade KDE. Na edição passada, foram mais de 1200 brindes, entre adesivos, chaveiros impressos em 3D e mostrou como atua a atividade no país. Neste ano, o evento comemora seus 20 anos.

Barbara Tostes

Jornalista formada em 2005 pela UniSecal, foi na programação de softwares que seguiu carreira. Barbara também já trabalhou como assessora de imprensa da prefeitura de Castro, e atualmente tem o próprio negócio em Niterói, no ramo de artes e impressões gráficas. Ela é referência na área e está desde 1996 expandindo e compartilhando ideias em diversos programas gratuitos. Desde 2000 ela já é creditada em vários softwares traduzidos e de grande relevância e importância mundial.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!