77 anos do 5º Esquadrão com pompas

77 anos do 5º Esquadrão com pompas

Bianca Martins

Aniversário de 77 anos do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (5º Esqd C Mec) Centauro dos Campos Gerais foi no domingo (2), mas a solenidade comemorativa aconteceu no sábado (1), às 10 horas. A cerimônia foi presidida pelo comandante do 5º Esquadrão, capitão Rodolpho Figueiredo Amin, e contou com a presença de autoridades militares e civis, além de convidados da comunidade. O evento começou com a formatura da tropa no Pátio Tuiti e em seguida foram entregues diplomas de ‘Amigo do Esquadrão’. Após a cerimônia teve almoço para os convidados.

Ao Página Um News, o comandante Amin enfatizou que se sente honrado em estar à frente da tropa neste momento tão importante. “Uma grande honra me foi dada quando o Exército decidiu que eu viesse para Castro comandar o ‘Centauro dos Campos Gerais’. É uma enorme responsabilidade estar à frente deste quartel para conduzir homens e mulheres, gerenciar uma grande frota de viaturas, fiscalizar recursos financeiros e manter o prestígio que o 5º Esquadrão tem junto a população castrense. Tenho a certeza que todo o efetivo labuta diariamente em prol das missões impostas”.

Para o comandante, a excelência militar do 5º Esquadrão tornou-se referência no meio e é exemplo para a organização militar e para a comunidade. “Os 77 anos da fundação do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado representam uma história de excelência militar, compromisso com a segurança nacional e comprometimento com os valores de civismo. Desde a sua criação, tem sido uma referência, devido à sua estrutura, equipamentos modernos e qualidade do treinamento de seus militares. Esta Organização Militar faz parte da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, uma das unidades mais importantes do país, devido a exercer papel fundamental na soberania nacional por estar vocacionada a Operações de Defesa Externa. Além disso, pode ainda executar ações subsidiárias de Garantia da Lei e da Ordem e ajuda em ações de socorro em casos de desastres naturais e calamidades públicas, como por exemplo, nas operações de combate e controle do Covid-19”, descreve.

Entre algumas ações importantes ao longo desses 77 anos, comandante Amin citou a participação de militares do 5º Esquadrão em missões de paz e por último, na operação Covid, no auge da pandemia do Coronavírus. “Por ter uma história de mais de sete décadas, ao longo desse tempo, foram muitos os acontecimentos marcantes em sua trajetória. Participação em missões de paz em Angola e no Haiti: Em 1996, enviou seis militares para compor o contingente brasileiro na Missão de Verificação das Nações Unidas UNAVEM, em Angola, e nos anos de 2011 e 2012, enviou cerca de 50 militares para participarem da missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. A missão exigiu muita preparação e treinamento, estes realizados meses antes do embarque, nas cidades de Castro, Ponta Grossa e Curitiba. Nos anos de 2020 à 2022, foi convocado para participar da Operação COVID, uma operação conjunta das Forças Armadas Brasileiras para apoiar a população durante a crise sanitária e como sempre a nossa tropa estava pronta a ajudar a sociedade brasileira. Além de várias ações em Operações de Garantia da Lei e da Ordem em nossa faixa de fronteira, com efetivo emprego no combate ao contrabando e descaminho”, elencou o militar.

Fotos: Daiane Taborda

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!