29° Rally Transparaná que acontece esse mês passará por Castro

29° Rally Transparaná que acontece esse mês passará por Castro

Matheus de Lara

Poeira, barro, curvas e obstáculos, são algumas das dificuldades enfrentadas pelos pilotos de rally ao longo de cada trajeto. Entre os dias 20 e 25 de fevereiro, o 29° Rally Transparaná, uma das maiores competições off-road da América Latina, vai abrir a temporada no estado. Castro será palco do evento no sábado (25), quando os competidores vão passar pelas principais estradas e no Parque de Exposições Dário Macedo. Já no primeiro dia do Transparaná, em Foz do Iguaçu, os competidores vão receber kits, como camisetas, adesivos e planilhas e doação de uma cesta básica por veículo. Após, todas as categorias, rally 4X4, passeio adventure, trilha 4×4, moto competição big trail e moto passeio, participam de um briefing oficial.

No dia seguinte acontece a largada, em Foz do Iguaçu e às 7h30 a categoria adventure abre a competição. Às 7h45 será a vez da categoria trilha 4×4 e por último, a partir das 8 horas, ocorre a largada do primeiro competidor rally 4×4. Em meio a diversos obstáculos pelo caminho, os competidores vão em direção ao município de Cascavel, que sediará a etapa do dia seguinte. Já no dia 23, a próxima etapa vai acontecer em Laranjeiras do Sul, e no dia 24 será a vez de Guarapuava, com pernoite em Castro, que sediará a etapa no último dia. Já a chegada será em Curitiba, ainda no dia 25. O castrense Igor Quirrenbach poderá marcar presença.

Além dessa competição, Castro vai ser palco no dia 20 de maio do Rally dos Tropeiros, com uma etapa realizada na sexta-feira no Parque de Exposições Dário Macedo, e três etapas no sábado. Para a reportagem do Página Um News, Igor Quirrenbach que participa de provas de regularidade e velocidade, e é diretor adjunto da Mitsubishi Cup, rally Cross Country (velocidade) com maior número de carros do Brasil, disse que vai tentar participar do Tropeiros, já que é válido para o Campeonato Paranaense de Rally 4×4. “Este ano já confirmei participação no Campeonato Paulista de Rally de Regularidade e estou em negociação com os pilotos para outros campeonatos do Brasil”, diz.

Em relação ao Transparaná e a dos Tropeiros, Quirrenbach, explica que ambos serão realizados por estradas municipais e reflorestamentos particulares no interior de Castro, com pista montada no Parque de Exposições, onde o público local poderá ver os carros em ação e prestigiar os pilotos de várias regiões do país. “Dentro dos rallys de regularidade 4×4 que vão passar por Castro, existem várias categorias, de acordo com o nível técnico dos competidores. Entra categorias para os mais experientes, inclusive campeões nacionais com seus carros preparados, e categorias light para iniciantes que nunca participaram e que vão com sua caminhonete do dia a dia”, disse Igor Quirrenbach.

Modalidades do Rally

Quirrenbach compete em três categorias: regularidade 4×2 e 4×4, e Cross Country. “No rally 4×2 são em estradas rurais municipais em bom estado, cascalhadas e sem obstáculos. Por isso podem participar qualquer tipo de automóvel, como Gol, Strada, HB20 e até Kombi. É proibido o uso de equipamentos de navegação, podendo usar a planilha de papel e um cronômetro. O desafio é acertar o caminho e andar na velocidade estipulada na planilha, sem atrasar nem adiantar, pois tanto um como outro resulta em perda de pontos”, descreve.

Do rally 4×4, o competidor esclarece que são trilhas com obstáculos, como travessia de rios, erosões, lama, e mata fechada, “geralmente no interior de fazendas particulares que autorizam o uso do rally. Precisam ser carros pelo menos com tração 4×4 e mais altos, o que são permitidos todos os equipamentos de navegação como GPS, tablets, aplicativos, planilha digital, hodômetro aferível, etc. Também ganha o mais regular, que anda na média da planilha sem atrasar, sem adiantar e sem errar o percurso”, conta. Segundo ele, dentro do 4×4 existem várias categorias, como a master, que apresenta maiores obstáculos na trilha, como por exemplo, os balaios, que são ruas em círculos para fazer os navegadores se perderem.

Igor também disse que as provas de velocidade, são mais frequentes com automóveis preparados para o rally (Subaru, Eclipse, Fiesta, Peugeot), correm em circuito fechado de terra. Já na modalidade Cross Country, são mais específicos para veículos maiores como L200, Hilux e Ranger e os UTVs (Can-am, Polaris), que ocorre em circuito desconhecido e com obstáculos naturais da trilha.

O castrense detalha que as provas de Cross Country são muito caras e que não consegue participar como piloto. Por outro lado, a de regularidade ele consegue competir como piloto nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “Tem provas que a gente gasta 12 horas viajando para ir e mais 12 horas para voltar, sendo que a prova dura 4 horas”, disse Igor.

Campeão

Igor é campeão como piloto de campeonatos de rally 4×2 e 4×4, e também como navegador do Transparaná, Transcatarina, Copa Troller e Rally dos Sertões (Regularidade). No Cross Country foi campeão como navegador do Rally dos Sertões, Campeonato Sertões Series e campeão Brasileiro na Categoria T2.

Foto: Divulgação

Redação Página 1

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