Fabiana Pimentel e Vicente Machado ganham a final do Jeca 2020

Fabiana Pimentel e Vicente Machado ganham a final do Jeca 2020

Matheus de Lara

Terminou nesta semana a 33ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (JECA), promovido pela Prefeitura de Castro por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. Os vencedores desse ano foram a Escola Municipal Doutor Vicente Machado e Colégio Estadual do Campo Professora Fabiana Pimentel.

A novidade por parte dos organizadores foi manter os jogos em um formato diferente, para que todos participassem, por causa da pandemia da Covid-19.

As escolas participantes da edição virtual, foram divididas em três grupos, onze para o grupo 1 do ensino municipal (1° ao 5° ano), cinco para o grupo 2 do ensino fundamental (6° a 9° ano) e três para o grupo 3 que incluem o ensino médio (1° ao 3° ano). As competições foram divididas em duas fases, sendo a primeira nos escudos da escola, e a segunda através de confrontos conforme índice de pontuação.
As votações ocorreram virtualmente, por meio do questionários da plataforma Google. Ao todo foram 28.636 votos desde o começo da competição.

Vencedores
A primeira escola do grupo um, vencedora do Jeca 2020, foi o Vicente Machado, que conseguiu 7.144 votos, totalizando 50,7%, sendo a sétima vez campeã. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Professor Bernardo Litzinger, com 49,3%.

Em entrevista ao jornal Página Um News, a diretora Daniele Susana Pereira Machado, disse que a edição desse ano foi muito significativa. “Foi uma emoção bem grande, a versão online achamos que não teria tanto valor como os demais jogos anteriores, presencialmente com nossos alunos, mas foi muito joia. Porque desde a semana passada, quando iniciaram as competições, por votação, essa união da escola de todos os funcionários, dos pais, dos amigos e dos familiares de cada um deles, foi assim se tornando uma grande jogada, essa união vez a grande diferença”, descreve.

“O maior prêmio foi isso, o amor a escola esse pertencimento a escola Vicente Machado, eu torço por ela, eu quero que ela vença, o respeito com as demais escolas que estavam participando também. Eu acho que nesse momento de pandemia que a gente está tão fragilizado, tantos acontecimentos, e o Jeca conseguiu trazer essa mobilização.
Nossa escola vive intensamente o Jeca, sempre estamos entre o primeiro ou no segundo lugar de campeão geral, e isso é uma gratidão muito grande”, destaca Daniele.

Os professores de Educação Física do Vicente Machado também conversaram com a reportagem. O professor Marcos Aurélio, conta que foi uma experiência nova de viver o Jeca. “Este ano trouxe-nos uma novidade nunca antes vivenciada nesta competição. Pelo formato ser online abrangeu um número muito maior de pessoas com o uso da tecnologia e redes sociais, o que já é uma realidade na Educação. Para multiplicar os votos tínhamos que pedir não só para familiares, mas para pessoas desconhecidas, de outras cidades e até do exterior. Com isso o Jeca e a nossa escola ficaram conhecidos mundialmente. O protagonismo do aluno foi evidenciado”, destacou.

Para o professor José Montani, foi necessário se adaptar, “nada substitui a magia que são os jogos no ginásio, na quadra e todo encantamento e envolvimento de todos, e os benefícios para os alunos, mas a realidade exigiu e tivemos que adaptar, inovar e nos comprometemos a manter a tradição em participar. A vitória foi uma consequência da união e comprometimento de todos da escola”, disse.

Na outra final, foi declarada campeã do grupo dois, o Colégio Fabiana Pimentel, que somou 2.376 votos, ficando com 50,8%. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Professor Basílio, com 49,2%.

De acordo com a pedagoga responsável, Rosalba Aparecida Simão, esse ano a experiência foi única. “Totalmente diferente como tudo que estamos vivendo. O colégio participa dos jogos e não seria nesse ano que deixaríamos. A emoção foi muito grande, uma vez que todos participaram
efetivamente ajudando a divulgar e pedir votos. Vestimos a camisa, sempre temos ótima participação no Jeca, só que essa foi a primeira vez que conseguimos ganhar o geral no grupo dois e três. A conquista dos votos, ocorreu através de um grande envolvimento de todos que fazem parte da família Pimentel, graças ao esforço e a dedicação de todos”, salientou.

Para o diretor do Fabiana Pimentel, Anderlei de Castilhos, a edição do Jeca esse ano foi determinante. “Achei bem responsável a maneira como foi tratado pelos organizadores. As conquistas não são fáceis é preciso ter paixão. Tentar, errar, acertar, se esforçar, ter determinação mostram a vontade da comunidade escolar do Pimentel. O ganhar é importante, mas
mostrar o esforço e a determinação daqueles que se propõe a competir nos realiza”, destaca.

Fabiana Pimentel também foi campeã do grupo três com 432 votos, somando 56,3%. Como havia três escolas, a votação ocorreu sem confronto. Em segundo lugar o Colégio Cavanis alcançou 38,6% e a escola Salvador Sobrinho, com 5,1% dos votos, ficou em terceiro.

Encerramento
O encerramento acontece na sexta-feira (4), a partir das 10h30, no Teatro Bento Mossurunga. As premiações serão troféus aos primeiros colocados, e as demais escolas inscritas também irão receber troféus de participação. Já a prova de mosaicos, a premiação também será de troféus aos três colocados e um kit de material esportivo para as escolas inscritas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!