Primeira frente fria do outono está a caminho do Paraná

Primeira frente fria do outono está a caminho do Paraná

Luana Dias

O princípio de temporal que ocorreu na tarde de quarta-feira (21) em Castro e em algumas cidades da região anunciou a chegada da primeira frente fria deste outono, que começou no último dia 20. Apesar de as primeiras semanas da nova estação terem registrado dias quentes, as previsões indicam mais chuva e queda de temperatura para os próximos dias. De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), áreas de instabilidades com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas avançam pelas regiões oeste e sudoeste, além disso, nesta quinta-feira (31) ainda deve chover na maioria das regiões do Paraná, principalmente entre os períodos da madrugada e manhã. O risco de temporal diminui, porém, ainda pode ter chuva forte em alguns pontos (do centro em direção norte e leste do Estado). Na faixa litorânea chove a qualquer hora do dia e as temperaturas irão apresentar declínio.

Estação é marcada pela transição entre temperaturas

O outono é justamente a estação que marca o fim de um dos períodos mais quentes do ano, intercalado com a chegada de dias de temperaturas mais amenas, até a chegada da estação mais fria, que é o inverno. Por conta disso, uma das principais características da estação é a forte variabilidade da temperatura: nos dois primeiros meses (abril a maio) a diferença entre os valores máximos e mínimos de temperatura registrados é mais significativa do que de maio a junho. O mês de abril, pela proximidade da estação anterior, ainda registra boa parte dos dias como típicos de verão. Assim não são raras temperaturas superiores a 30º C, especialmente no Noroeste e no Litoral. Já a partir da segunda quinzena de maio começam a ser registradas temperaturas baixas e, em geral surgem as primeiras geadas.

Também é comum à estação grande oscilação na ocorrência de chuvas. Climatologicamente chove mais no mês de maio, em comparação a abril e junho. A ocorrência de nevoeiros, e a queda das folhas das arvores (para a sobrevivência das mesmas) também são aspectos do outono.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!