Departamento de Geociências promove encontro em comemoração ao Dia a Água

Departamento de Geociências promove encontro em comemoração ao Dia a Água

Da Assessoria

O Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Degeo/UEPG), juntamente com os cursos de bacharelado, licenciatura e pós-graduação em Geografia, promove o encontro temático “A importância da água para a manutenção dos ecossistemas, inclusive urbano”, em comemoração ao Dia Mundial da Água.  O evento acontece no dia 22 de março, às 19h, ao vivo pelo canal do YouTube do Curso de Geografia.

Aspectos jurídicos do ativismo socioambiental serão discutidos pelos professores Eurico Vianna e Luciana Cordeiro de Souza, que estudam a área de recursos hídricos. Segundo a coordenadora do evento, Maria Ligia Cassol Pinto, o tema aborda a formação acadêmica e a atuação dos profissionais, tanto na área do ensino, quanto nos demais segmentos do mercado de trabalho.

A coordenadora destaca a necessidade de refletir sobre o tema da água com urgência: “como elemento primordial do planeta, essencial à vida e à manutenção dos ecossistemas, a água tem sido tratada, considerada e negociada. Por lei, a água é um bem comum, com destino primeiro ao abastecimento humano, dessedentação [suprimento da necessidade de água] animal, irrigação e usos industriais”, enfatiza. A legislação a que se refere Maria Ligia é a lei Nº. 9433/1997.

Nos últimos dez anos, o curso de Licenciatura em Geografia celebrou o Dia Mundial da Água com encontros presenciais e apresentações de trabalhos acadêmicos. Neste ano, devido à pandemia, o curso modificou a configuração para um encontro temático virtual, destinado aos acadêmicos dos cursos e também à comunidade da agroecologia e da agrofloresta. Acesse o link da transmissão do encontro aqui.

Texto: Daniela Borcezi/Nutead | Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!