Chuvas voltam e temperaturas começam a cair no Paraná, indica Simepar

Chuvas voltam e temperaturas começam a cair no Paraná, indica Simepar

AEN

O tempo deve mudar no Paraná a partir desta segunda-feira (11). O avanço de uma frente fria marca o fim do “veranico” no Estado e o retorno das chuvas após quase três semanas de tempo seco na maioria das regiões, conforme indica o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A segunda ainda é marcada por temperaturas elevadas, próximas dos 30 graus no Noroeste e parte do Norte e tempo bastante abafado nas outras regiões. Mas, como o sistema frontal rompe o bloqueio atmosférico, a chuva chega em algumas regiões já durante a noite.

Segundo o Simepar, destaque para o Oeste e Sudoeste, que têm previsão de chuva a partir desta segunda-feira, precedida por rajadas persistentes de vento no fim da tarde na maioria das cidades.

Na terça-feira (12), o tempo muda de vez em todo o Estado. A frente fria avança e deixa o tempo instável na madrugada nas porções Oeste e Sul, e na parte da tarde muda também nas demais regiões.

Na faixa Norte e Central as chuvas ocorrem ainda pela manhã. E na região mais próxima do Litoral, que compreende os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e as praias, as chuvas chegam durante o período da tarde, mas não com tanta intensidade como nas demais regiões.

Frio

Com a frente fria, as temperaturas ficam mais amenas a partir de terça-feira. Foz do Iguaçu (Oeste), por exemplo, registra mínima de 20,4°C nesta segunda-feira, mas deve chegar a 12°C na terça e a 10°C na quarta-feira. A máxima fica entre 17°C e 20°C em Foz, o que se repete ao longo dos próximos dois dias pelo Estado. Na quinta-feira, a mínima já se eleva um pouco na cidade, chegando a 18ºC, e a máxima prevista é próxima a 25°C. Essa variação em Foz do Iguaçu será uma tendência em praticamente todo o Estado. 

Deixa de ocorrer, assim, a alta variação nos termômetros (amplitude térmica), comum ao longo desses primeiros dez dias do mês em que as blusas da manhã eram abandonadas no início da tarde e recuperadas à noite. União da Vitória, no Sul do Estado, registrou no dia 03 a mínima de 8,9°C e a máxima de 26,6°C. Em Toledo, no Oeste, o último sábado (9) começou com 15,1°C, mas a máxima alcançou 44,5°C, segundo o Simepar.

A previsão para os próximos dias indica que o tempo volta a ficar estável na sexta-feira (15) na maior parte do Estado, porém, devido ao avanço de outro sistema frontal, no domingo (17) serão registradas baixas temperaturas pelo Estado.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!