UEPG promove 51º Fenata com novo formato e mais dias de apresentações

UEPG promove 51º Fenata com novo formato e mais dias de apresentações

Da Assessoria

Ponta Grossa – De 26 de outubro a 9 de novembro, acontece a 51ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg). São mais 40 espetáculos vindos de todo o Brasil e, pela primeira vez em sua história, terá mostras específicas para palhaçaria, teatro de animação e teatro experimental. Outra novidade é o palco do Serviço Social da Indústria (Sesi), instalado no Lago de Olarias, para receber o público que poderá acompanhar gratuitamente peças de vários estilos até 31 de outubro.

A mostra principal do Fenata inicia dia 3 (sexta-feira), com o espetáculo “GAG – Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da companhia de dança G2 do Teatro Guaíra. A peça é dirigida por Gabriel Vilela, considerado um dos grandes diretores teatrais brasileiros. Já no dia 5 (domingo), o Festival apresenta a peça “A Luta”, com o ator Amaury Lorenzo, atualmente no ar em Terra e Paixão como o personagem Ramiro. O espetáculo é baseado na terceira parte do clássico “Os sertões”, de Euclides da Cunha.

Outra grande atração está reservada para o encerramento do Festival, que terá a apresentação do palhaço de rua Chacovachi, interpretado pelo ator argentino Fernando Cavarozzi. Referência mundial em palhaçaria, Chacovachi estrela em “Cuidado: um palhaço mau pode arruinar sua vida”, que encerra o Fenata na noite de quinta-feira (9). As peças acontecem no Cine-Teatro Ópera, a partir das 20h30. A programação completa está disponível no site do Fenata.

Nesta edição, o Festival é promovido como Mostra de teatro, para promover diversidade de artistas e de público, como aponta o diretor de Assuntos Culturais da UEPG, Nelson Silva Júnior. “Este Fenata terá mais locais e espetáculos, com atrações para todos os públicos. Vamos marcar presença no teatro, nas escolas e nas ruas. A programação terá uma presença marcante da grande palhaçaria brasileira e internacional”, destaca. 

Ingressos

A entrada é livre em todas as peças, exceto as realizadas no Cine-Teatro Ópera no período noturno. O ingresso custa 20 reais a inteira e 10 reais a meia. A venda será realizada na sede da Proex, na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 129, no Centro de Ponta Grossa, das 8 às 17 horas. Os ingressos também serão vendidos 30 minutos antes de cada espetáculo no teatro. Para as peças “GAG” e a “A Luta”, o ingresso custa 50 reais a inteira e a 25 reais a meia.

O 51º Fenata é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg); tem patrocínio da Itaipu Binacional, do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Belgotex do Brasil e da Unimed Ponta Grossa; e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa (ComturPG), da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) e promoção da RPC. 

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!