Teste de prenhez será novidade no Agroleite 2022

Teste de prenhez será novidade no Agroleite 2022

Matheus de Lara

Se é novidade que os produtores de leite procuram, a 22ª edição do Agroleite terá o lançamento de um produto inovador. É o teste de prenhez em vacas, o Alertys On Farm, um rápido diagnóstico para detectar se o animal está prenha. A ferramenta é disponibilizada por uma empresa argentina de biotecnologia, especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para evolução da saúde animal. Aqui no país, com filial em Curitiba, ela está a mais de 10 anos presente no Agroleite.

Em junho desse ano, a novidade foi apresentada com exclusividade em todo o Brasil. Em conjunto, também foi lançado o POC BVD, que é um teste para detecção do vírus BVD (diarreira viral bovina), em animais persistente infectados, que é uma análise realizada através da cartilagem da orelha do animal. A tecnologia de ambos os produtos é inédita no país, e foi desenvolvida por um laboratório, localizado nos Estados Unidos, líder mundial em diagnóstico veterinário, que recentemente realizou parceria com a empresa argentina.

A reportagem do Página Um News conversou com o coordenador de território pecuarista da empresa argentina, Paulo Godoi, para entender como funciona o teste de prenhez. Segundo ele, o teste é muito rápido e prático. “Primeiro você coleta o sangue do animal, sangue que pode ser coletado tanto pela veia jugular, mamária ou até mesmo pela veia coccígea, três lugares mais práticos para obter a coleta. Para fazer isso, a vaca precisa estar inseminada, ou seja, 28 dias após a inseminação, o teste de prenhez capta uma proteína circulante no sangue”. Paulo disse que logo que o sangue é coletado, é preciso fazer uma agitação, e depois puxar com uma pipeta. “Com uma certa quantidade para fazer a captação desse sangue, pinga em uma plaquinha (parecida com aquela de teste para Covid), e em seguida aplica seis gotas de um diluente. Após isso é preciso esperar de 5 a 20 minutos, para ver se a vaca ‘tá cheia ou tá fazia’, slogan que estamos usando. Já na nossa região, as pessoas dizem se está prenha ou tá vazia. Com isso, o teste oferece 99,7% de eficácia”.

Coordenador de território pecuarista, Paulo Godoi. Foto: Matheus de Lara

Paulo explicou também que para a região, o produto será lançado oficialmente no Agroleite. “Inclusive, já fizemos uma parceria com a Cooperativa Castrolanda, onde vamos disponibilizar e vender o teste, durante a feira para os produtores”. Ele também conta que o valor do produto pode variar em torno de R$ 45 a R$ 50.

Para o coordenador de território pecuarista, a expectativa da empresa para esse ano, no Agroleite, é bastante grande. “Ficamos dois anos sem nada de evento, e com isso estamos trazendo junto com um dos nossos parceiros, o Alertys on Farm. Então, na feira vamos oferecer um vasto material técnico e comercial, para todos os produtores e técnicos que passarem na nossa casa. Na feira, a equipe também vai auxiliar durante a semana. Além dessa novidade, temos outros produtos veterinários, entre vacinas, antibióticos, também temos uma parceria com uma linha de inoculantes para silagem e probióticos, e isso auxilia muito. Trabalhamos com os seis pilares da produção, e hoje atuamos tanto na parte de sanidade, quanto nutrição e diagnósticos. E, junto com as parcerias, conseguimos abraçar esses pilares e trazer essas tecnologias para os produtores”, descreve Paulo.

Como as vendas começaram dias atrás, Paulo disse que a procura já está sendo alta em todo o país, entre produtores e técnicos, e acredita que na região não será diferente. “Vamos fortalecer o lançamento do produto no Agroleite, pelo tamanho e importância do evento, sendo considerada a maior feira do setor leiteiro da América Latina e do país, para apresentar melhor ao produtor”.

O coordenador apontou também que a participação da empresa que representa e seus parceiros no Agroleite, terá como importância o tema produzir, que é o dom dos profissionais que trabalham com pecuária leiteira. “Nós valorizamos muito os profissionais, tanto os veterinários, zootecnistas, técnicos e principalmente os produtores de leite, que movimentam o setor do agronegócio, que é de grande importância para o Brasil”.

Outros testes

Conforme Paulo, o foco principal na feira será o lançamento do teste de prenhez, mas também estará presente os teste para diagnóstico do POC BVD, as tuberculinas para detecção de tuberculose bovina e o Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) também serão apresentados aos produtores.

Parceria

A reportagem também conversou com o médico veterinário e gerente nacional de marketing da empresa argentina, Carlos Eduardo Godoy, para saber como surgiu a ideia de trazer essa parceria para o Brasil. Para ele o diagnóstico rápido para prenhez já é uma realidade em vários países com adoção de tecnologias de ponta na agropecuária. “Essa ferramenta fornece uma chance maior de que o produtor possa sanar a dúvida da sua produção em relação a prenhez dos animais, da sua produção principalmente para os pequenos e médios produtores do Brasil, que não conseguem ter acesso a assistência veterinária em imediato. Com a parceria se está promovendo a facilidade a antecipação de resultados a esses produtores e também aos médicos veterinários, que por sua vez poderão indicar aos seus clientes o uso da ferramenta de diagnóstico, de forma fácil, rápida e segura”, disse Carlos.

Alertys On Farm – teste de prenhez. Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!