Richard Clayderman, Série Ouro, Roda de Samba e exposições: a agenda cultural da semana

Richard Clayderman, Série Ouro, Roda de Samba e exposições: a agenda cultural da semana

 agenda cultural da semana traz uma variedade de eventos, para todas as idades e gostos. No Guairão, a programação é atrativa: a Série Ouro da Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta o violinista Guido Sant’Anna, um prodígio da música clássica, e o pianista Richard Clayderman comemora seus 70 anos com um espetáculo de sucesso mundial. Ainda, Rodrigo Teaser interpreta Michael Jackson no “Tributo ao Rei do Pop” e o show da lendária banda Os Incríveis promete sacudir o público.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e os museus estaduais estão repletos de eventos nesta semana, oferecendo uma diversidade de experiências culturais . Como destaque, a BPP traz o Projeto Leituras Urbanas, com música e contos do folclore brasileiro, a Roda do Samba do Compositor Paranaense, além das atividades lúdicas da Seção Infantil.

No Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), a exposição “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito” apresenta a sensibilidade artística de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Na terceira ocupação do projeto Sala Aberta, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) convida o artista Nicholas Steinmetz para explorar temas de identidade e gênero.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Projeto Leituras Urbanas – Apresentação de músicas e pequenos contos que ilustram histórias do folclore brasileiro. O projeto está sendo realizado pelo grupo Cia Girolê durante esta semana, até sexta-feira, dia 7, com sessões às 9h e às 14h, no Auditório.

Lançamento do livro “Um Olhar Para a Realidade à Luz do Ideal” – Na sexta-feira, dia 7, às 17h, acontece o lançamento de livro, sessão de autógrafos e bate-papo com os autores Genadir Rodrigues e Maria do Carmo Santiago. A obra retrata a história de vida do casal de autores, que são cegos, e casados há 38 anos. A obra discorre sobre a história pessoal, familiar, institucional, educacional, cultural e social de ambos. 

Samba do Compositor Paranaense – Rodas de samba na BPP, abertas ao público, todos os primeiros sábado do mês. O próximo encontro será neste sábado (8), às 10h, no Hall Térreo.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 10, é o conto “A Santa”, de Gabriel García Márquez, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual –, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo acontece dia 13.

Seção Infantil

Hora do conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. Até sexta-feira, dia 7, o conto da semana é “Mas por quê??! A História de Elvis”, de Peter Schössow, e, a partir do dia 10, será “A Parte que Falta”, de Shel Silverstein.

Rádio Infantil – Contação de histórias com Carol Casagrande, da Cia Girolê. No sábado, dia 8, a partir das 10h, na Seção Infantil.

Sábado Lúdico – Encontro para ensino de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos. Os encontros acontecem dois sábados por mês no Aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O primeiro encontro deste mês de junho será no dia 8.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e livros narrados em libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Filmes:

“Cartas para Julieta” | Classificação: +10 | Duração: 1h45min;

“O Sentido do Mundo pelo Tato” – Documentário sobre a  Surdocegueira | Classificação: Livre | Duração: 50min.

Livro: 

“Alice para crianças” – Editora Arara Azul | Libras | Classificação: Livre | Duração: 5 minutos.

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Guitarrada Brasileira – Nesta quarta (12), às 18h, Nicholas Trezzi e Eduardo Lobo chegam ao museu para tocar um repertório de Guitarrada Brasileira. A apresentação é gratuita e aberta para todos os públicos.
As quartas musicais no MIS-PR fazem parte do projeto Tons Vizinhos – parceria entre o museu e a Unespar –, que toda semana leva música de qualidade ao espaço, em apresentações que contemplam diversos ritmos e gêneros.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Inclusão e diversidade – Na quinta (13), às 18h, abre a exposição “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”, trabalho colaborativo de crianças e adolescentes alunas do especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), arte-educador e atual residente artístico do museu, Nilson Sampaio.

O objetivo principal desta mostra é revelar como cada indivíduo sente e percebe o mundo ao seu redor e permitir ao público uma imersão nas diferentes perspectivas e sensibilidades dos pequenos artistas neurodivergentes. Cada obra serve como uma janela para o universo particular de seu criador, demonstrando que, apesar de um tema comum, a interpretação é profundamente pessoal e única.

Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR)

Nicholas Steinmetz – A Sala Aberta, projeto do museu que disponibiliza um espaço dedicado a situações artísticas, avança para sua última etapa. A partir da próxima quinta (13) o espaço será ocupado pelo artista visual paulistano Nicholas Steinmetz. Ele trará uma exposição individual inédita, um ateliê aberto ao público e interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9.

Artista paulistano, passou grande parte da vida em Curitiba. Nicholas iniciou sua carreira artística em 2016, dedicando-se à criação de histórias em quadrinhos e publicações independentes. Atualmente, por meio de pinturas e desenhos, ele desenvolve um imaginário próprio, povoado por figuras que exibem uma virilidade além do comum. Investiga temas como gênero, sexualidade e as complexas estruturas sociais, entrelaçando-os com a exploração de sua própria identidade como homem transgênero.

Museu Paranaense (MUPA)

“A autorrepresentação por meio da gestualidade do corpo” – Neste sábado (8), às 13h30, a partir de uma visita por retratos e autorretratos presentes nas exposições do MUPA, o Núcleo Educativo trará ao público de 6 a 12 anos, acompanhado por um responsável, reflexões acerca da representação deles mesmos.

Nesse processo, será posto em pauta o fato de que os retratos pintados, muitas vezes, seguem alguns padrões – mas alguns artistas se propõem a achar outras formas de pensar e expressar a sua própria imagem. Na sequência, crianças e adolescentes serão convidados a representar a si mesmos, desenhando e pintando um autorretrato gigante. Inscrições disponíveis neste link

Corpo e espiritualidade – No sábado (08), às 16h, acontece a mesa de conversa “Corpo físico, corpo espiritual: sobre as formas do sagrado”, com Abdul Qadi, Mãe Vera de Oxum, Simão Nasri e mediação de Victor Macedo. Se por um lado os corpos são biologia, também são meio e prática do sagrado. Nessa mesa, o público terá contato com tradições, vivências e práticas distintas, todas atravessadas pela corporeidade e suas manifestações múltiplas em doutrinas e intimidades da religiosidade. Participação livre e gratuita.

Performance – No domingo (09) acontece a performance de contorcionismo “Trama”, com a performer, educadora e artista circense Michelle de Lara. Serão três apresentações ao longo dia, com cinco minutos de duração cada, às 11h30, 14h30 e 16h30.

Nesta performance inédita, a contorcionista coloca-se em contato com a obra “Ẽpry vẽnkhãpóv (Encruzilhada)”, o carrinho de mercado trançado com fibra sintética que carrega a autoria do Coletivo Kókir, de Luiz da Silva Kaingang e Joanilton da Silva Foság, em cartaz na exposição “Mejtere: histórias recontadas”, do Museu Paranaense. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Mediação – Na quarta gratuita do dia 12, às 15h, será realizada a mediação “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”. O encontro é uma oportunidade para promover o diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON, com o objetivo de ampliar percepções e experiências com as exposições. Além disso, oferece aos visitantes a chance de conhecerem as representações artísticas de Poty Lazzarotto: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista. 

O acesso é livre para todos os públicos. Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, na Sala 6. A atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail [email protected].

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Série Ouro – O solista convidado é o violinista Guido Sant’Anna. Em uma trajetória artística iniciada na infância, na periferia de São Paulo, o músico fez sua primeira apresentação solo com orquestra aos sete anos e, recentemente, venceu a 10.ª edição do Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler em Viena, na Áustria, concorrendo com mais de 200 músicos de mais de 40 países. As apresentações ocorrem na quinta (6), às 20h30 e domingo (9), às 10h30.

Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com.

Richard Clayderman – Comemorando seus 70 anos de idade, o pianista de maior sucesso no mundo, Richard Clayderman, fará em Junho quatro apresentações no Brasil como parte de sua turnê mundial, Richard Clayderman – 45 anos de Sucessos. Acompanhado por uma orquestra de cordas, ele mostra humor, versatilidade e competência com seu estilo único de interpretar canções clássicas e populares.

A apresentação acontece nesta sexta (7), às 21h. Ingressos disponíveis a partir de R$ 250 no Disk Ingressos.

Rei do Pop – O significado e o legado de Michael Jackson ainda permanecerão vivos por muitas gerações. Prova disso é o sucesso do show “Tributo ao Rei do Pop”, estrelado por Rodrigo Teaser e considerado o maior espetáculo da América Latina em homenagem ao astro norte-americano. A apresentação que recria toda a estrutura das principais performances do Rei do Pop, com cenários e figurinos idênticos àqueles utilizados pelo Rei do Pop, relembra os 15 anos da morte do cantor norte-americano.

Apresentação no sábado (8), às 21h15. Ingressos disponíveis a partir de R$ 90 no Disk Ingressos.

Os Incríveis – No domingo (9), às 19h, com uma trajetória brilhante e que atravessa décadas, Os Incríveis mantêm viva a chama da música brasileira, relembrando os sucessos que marcaram toda uma geração. Hits como “Marcas do que se foi”, “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones” e “Capeta em forma de guri” estarão no repertório do show e levarão o público de volta aos anos 60. Ingressos disponíveis a partir de R$ 50 no Disk Ingressos.

Momix | Alice – Na quinta (13), às 21h, o MOMIX, a aclamada companhia de dançarinos-ilusionistas dirigida por Moses Pendleton e conhecida internacionalmente por apresentar obras de inventividade e beleza física surpreendentes, apresenta o espetáculo “Alice”. A partir da inspiração na história de Lewis Carroll, cheio de imagens e lógica absurda, é traçado um convite para inventar, deixar a imaginação correr solta e brincar com a fusão de dança, iluminação, música, figurinos e imagens projetadas.

Ingressos a R$ 240 e R$120 disponíveis pelo Disk Ingressos.

Guairinha

Colégio Estadual do Paraná – Os alunos apresentam o concerto “Ensaio Aberto da Orquestra Sinfônica Bento Mossurunga” na sexta (7) e sábado (8), às 20h, e  a peça de teatro “Prometeu” no domingo (9), às 16h30. Classificação: Livre. Entrada gratuita, sem emissão de ingressos.

Miniauditório

“As Richas” – Sandro, Adair e Flávio são três amigos gays que moram juntos, dividindo alegrias e dificuldades. Um dia, Sandro recebe a sua chefe, Amanda, para jantar em sua casa. Agora ele contará com a ajuda dos seus amigos para montar uma farsa, manter seu emprego e lidar com Henrique, o namorado ciumento da sua chefe. As apresentações acontecem de 6 a 9 e de 13 a 16 de junho de 2024. Dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 (quintas a sábados), às 20h. Dias 9 e 16 (domingos), às 19h. Ingressos a partir de R$ 25 disponíveis pelo Disk Ingresso

Teatro José Maria Santos

“Rotação” – Inspirados em questões poéticas e contemporâneas acerca de conceitos como profundidade, altura, linha, ângulo, distância, tridimensionalidade, convergências e divergências, o ator Giovanni Venturini e a dançarina Lívea Castro estreiam em Curitiba acompanhados de dezenas de escadas. Entre teatro, dança e performance, cria-se um espaço onde o público faz parte da cena. As apresentações acontecem de quinta a sábado às 20h e domingos às 19h, até dia 16 de junho. Entrada gratuita, sem emissão de ingressos.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição. 

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″ às 18h30 e “Minha mãe é uma peça 3″ às 20h. Com a mesma ordem de filmes, as cidades de Realeza e Pérola d’Oeste terão sessões às 16h30 e 18h30.

Nova Laranjeiras – Terça (11). Local: Lago Municipal

Diamante do Sul – Quarta (12). Local: Em frente à Prefeitura Municipal

Campo Bonito – Quinta (13). Local: Pavilhão da Igreja Matriz

Ibema – Sexta (14). Local: Praça da Igreja

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!