Projeto de educação ambiental premia alunos e professores de Palmeira

Projeto de educação ambiental premia alunos e professores de Palmeira

Da Assessoria

O projeto educacional ‘É da nossa natureza zelar pelo futuro de Palmeira’, realizado em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, premiou alunos e professores na tarde de quarta-feira (10). A atividade aconteceu no Salão Paroquial e seguiu todas as orientações de saúde para enfrentamento ao Covid-19, com número reduzido de convidados e utilização obrigatória de máscara.

Os alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental participantes do projeto desenvolveram atividades pedagógicas, através da sensibilização e conscientização, visando melhorias e práticas educacionais no meio ambiente, através de produção artística e cultural.

Antes da premiação, os presentes acompanharam uma apresentação musical da artista palmeirense Tânia Malucelli Bragagnolo, vídeos sobre a execução do projeto nas escolas e depoimentos de pais, alunos e professores sobre os aprendizados de educação ambiental em sala de aula.

Ao todo, 1539 trabalhos participaram do projeto, envolvendo todas as turmas de creche I, creche II, creche III, pré I e pré II, além do ensino fundamental, com as turmas de 1º ao 5º ano. Muitos professores se empenharam e trabalharam com os alunos, agregando o tema proposto com conteúdos programáticos para o nível de ensino de sua turma. Mesmo com algumas dificuldades devido à pandemia, professores conseguiram e proporcionaram momentos marcantes de muito aprendizado e experiência na vida dos alunos.

Premiação

A comissão de avaliação encontrou muita dificuldade para avaliar os trabalhos, devido a alta qualidade dos mesmos. Foram determinados critérios de avaliação, de acordo com o regimento, com a distribuição de nota para cada critério, em todas as categorias. A comissão avaliadora foi composta por membros de empresas que patrocinaram o projeto e outros convidados com formação em educação.

Na categoria Vídeo, que envolveu alunos de creche I, creche II e creche III, o 1º lugar, ficou com a aluna Helena Meneguel de Paula e sua professora Vanessa Ruppel Ferreira, do CMEI Vereador Rubens Borkoski. O 2º lugar foi para a aluna Isis Maria Campos da Luz, do CMEI Cristo Rei, e sua professora Liliane de Freitas de Jesus.

Na categoria Colagem, com alunos das turmas do Pré I, a 1ª colocada foi Sofia Borkovski, da Escola do Campo de Colônia Maciel, e sua professora Elisiane de Paula. Na categoria Pintura, foram realizados trabalhos com alunos do Pré II. O 1º lugar ficou com Eduardo Eugênio Aleixo Borges, da Escola do Campo Professor Clotário Santos, e sua professora Jaciara Araújo Viera.

As demais categorias envolveram alunos do Ensino Fundamental. Na categoria Desenho, da turma do 1º, o aluno premiado foi Mateus do Amaral F. Santos Júnior, da professora Janete da Aparecida Micharki, da Escola Gabriel Prestes. Ainda na categoria Desenho, da turma do 2º, a aluna premiada foi Grazielly dos Santos Martins, da professora Mariele Teixeira de Freitas Formankivsky, da Escola Nossa Senhora do Rosário.

Na categoria Poesia, com alunos do 3º ano, o premiado foi Natan Vasco, da Escola Professor Clotário Santos, aluno da Professora Pâmela Thaine. Na categoria História em Quadradinho, com alunos das turmas do 4º ano, o 1º lugar foi de Eduardo Santa Clara Dziadzio, da escola Professor Eurides Teixeira de Oliveira, aluno da professora Kelly Cristina da Luz. Já a vencedora dos trabalhos com alunos do 5º ano, foi Nádila Laís Antunes, da Escola Professora Eurides Teixeira de Oliveira, aluna da professora Elis Regina Gurski Viante.

Os professores participaram da categoria Experiência Pedagógica e também foram premiados por seus trabalhos. A experiência vencedora em foi realizada pela professora Alexsandra Schweigert de Oliveira, da turma do 5º ano da Escola do Campo de Witmarsum. Em segundo lugar houve um empate entre as professoras da creche III do CMEI Professor Alderico Viante, Nelci Gonçalves Koga e Isabel dos Santos Ristow, e a professora do 5º ano da Escola do Campo de Santa Bárbara, Luciana Candéo.

A realização da premiação aos alunos e professores só foi possível graças aos apoiadores e patrocinadores do projeto, que foram as empresas Sicredi, Baston, Huhtamaki, LS Reciclagem, HMS Gestão de Resíduos, Supermercado Franco, D’bug, Associação Valores em Construção, Realizza Móveis, Implemaq e Casa das Chaves.

Presenças

Além de pais, alunos, professores, diretores e patrocinadores, também estiveram presentes na atividade de premiação o prefeito Sérgio Belich, o vice-prefeito Major Jonatas Boaventura Schulli, o presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambeck, o vereador Lucas Santos, a Secretária de Educação, Márcia Muchinski, e o Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Haniskievicz.

Para Belich, “a educação ambiental é muito importante e é um tema que deve ser trabalhado nas escolas com nossas crianças. Precisamos que as gerações futuras sejam cada vez mais protetoras do meio ambiente. Todos nós devemos fazer a nossa parte e lutar pela preservação do mundo em que vivemos”, destacou o prefeito.

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.