Profissionais renomados – conheça os jurados de pista do Agroleite 2022

Profissionais renomados – conheça os jurados de pista do Agroleite 2022

Luana Dias

A pista de julgamentos do Agroleite costuma ser um dos locais mais visitados durante a feira, afinal, por ela desfilam os animais que são considerados as estrelas do evento. Neste ano cerca de 500 vacas, das raças Holandesa e Jersey, desfilarão pelo Pavilhão Agroleite. A estrutura tem capacidade para receber 700 animais.

E, se elas são as personalidades do evento, nada mais adequado que o julgamento, na diferentes categorias, seja conduzido por profissionais conceituados e que entendem do assunto. Nesta edição do Agroleite dois renomados juízes canadenses confirmaram presença – Carl Phoenix, que segundo a organização do evento, está entre os cinco melhores do mundo, será responsável pelo julgamento da raça Holandesa, e Stephen Borland irá julgar os animais da raça Jersey.

Conforme explicou à reportagem a gerente do Agroleite, Leila Gomes, os especialistas convidados para a condução do julgamento dos animais no evento chegam ao Brasil na semana do Agroleite, que acontece entre os dias 16 e 20 de agosto, na Cidade do Leite. “Ambos estão ansiosos por conhecer o Agroleite. É a primeira vez que eles vêm para o evento”, considerou Gomes.

Sobre os juízes

Carl Phoenix, o juiz responsável pela avaliação dos animais da raça Holandesa, juntamente com seus três filhos e com a esposa Kera administram a Phoenixholm Holsteins – uma fazenda de gado leiteiro de 240 hectares, formada por animais da raça Holandesa Pura (Holsteins), com várias indicações canadenses e americanas.

Como jurado, já teve a oportunidade de julgar animais em alguns dos eventos mais prestigiados do mundo ao longo de sua carreira. Carl Phoenix já avaliou animais no Irish National Show, foi juiz oficial do gado Vermelho e Branco, e juiz associado no caso da raça Jersey na Feira Real de Inverno Agrícola, também julgou em shows da Colúmbia Britânica, Calgary e Atlantic Spring, bem como em feiras da Primavera de Ontário Jersey, Ontário Summer Jersey e Holstein. O juiz também já foi responsável por avaliar animais em outras feiras nacionais e internacionais, como o Western Canadian Classic Conformation Show; Wisconsin Championship Show; New York Spring Carousel; Califórnia State Show e Brazil Spring Show. O juiz passou ainda por eventos como TD Canadian Dairy Classic Show e World Dairy Expo e foi juiz associado na World Dairy Expo Holstein Black, em 2017. Carl é também leiloeiro, ex-presidente do Ontário County Holstein Club, e foi membro do comitê do Ontário Dairy Youth Trust Fund.

Já o juiz responsável pela avaliação dos animais da raça Jersey que irão desfilar no Pavilhão Agroleite em 2022, Stephen Borland é proprietário da Rapid Bay Jersey Farm Inc., que fica em Ormstown, município de Quebec, no Canadá. O jurado também é canadense e viajou o mundo julgando animais em feiras e eventos consagrados.

Tradutores

Assim como o currículo dos juízes, o dos profissionais brasileiros que acompanharão e farão a tradução da avaliação feita pelos canadenses, são preenchidos de muito conhecimento e experiências que conferem ainda mais distinção ao evento.

Para traduzir o julgamento da raça Holandesa está confirmada a presença do médico veterinário Claudio André da Cruz Aragon, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com 25 anos de experiência profissional, Aragon é considerado um dos grandes especialistas em vaca de leite do país. O brasileiro possui experiência como jurado em exposição realizadas aqui e em outros países.

Já a tradução do julgamento dos animais da raça Jersey será feita pelo reconhecido jurado Fábio Nogueira Fogaça. Zootecnista pela Universidade de São Paulo (USP), ele já atuou como classificador oficial na Associação Brasileira de Bovinos da Raça Holandesa e prestou consultoria para criadores e expositores das raças Holandesa, Jersey e Pardo Suíço, por quase duas décadas. Como jurado oficial das raças Holandesa, Jersey e Pardo Suíço também já fez julgamento de animais em eventos no Brasil e em alguns outros países. Fábio também é membro do Colégio de Jurados da Raça Jersey no Brasil.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!