Prefeito de Piraí do Sul recebe presidente do Comtur e reitor do Santuário das Brotas para tratar da Rota do Rosário

Prefeito de Piraí do Sul recebe presidente do Comtur e reitor do Santuário das Brotas para tratar da Rota do Rosário

Cleucimara Santiago

Piraí do Sul – Nesta quarta-feira (4) o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, recebe em seu gabinete o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Piraí do Sul (Comtur), José Luiz da Fonseca Pereira, e o reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, padre Roberval Mulhstedt, para uma reunião da Rota do Rosário com o objetivo de fomentar o turismo da região. Na pauta serão discutidos o fortalecimento da Rota do Rosário no destino turístico Piraí do Sul, estratégias para unificar e prever ações para a integração dos atrativos na Rota do Rosário, apresentação do plano de ação dos associados públicos da Atunorpi (Associação Turística do Norte do Paraná), bem como combinar ações entre os destinos turísticos que compõem a Rota do Rosário.

Lançado em 2008 pelo bispo emérito, Dom Fernando José Penteado, párocos, reitores e leigos das comunidades, a Rota do Rosário possui percurso de 600 km e visa o desenvolvimento regional. Tem como ponto de partida a cidade de Pirai do Sul e é também um projeto de evangelização da Diocese de Jacarezinho (PR), onde a rota termina.

A finalidade é a comunhão entre santuários, alavancar o turismo religioso e sustentável das regiões, divulgação dos patrimônios cultural, histórico e arquitetônico do Norte Pioneiro aos Campos Gerais, como museus, festas, celebrações, shows, eventos religiosos e culturais, entre outros, sem desconsiderar aspectos do turismo secular, valorizando assim a cultura local e regional, gastronomia, artesanato, tradições, paisagens, belezas naturais, pautadas no reconhecimento e respeito às peculiaridades de cada realidade.

No início deste ano, cerca de 50 ciclistas participaram da II Expedição da Rota do Rosário, uma das várias atividades da Rota. No dia 9 de janeiro eles foram recepcionados com a benção dos peregrinos no Santuário das Brotas pelo padre Roberval Mulhstedt. Os ciclistas passaram pelos santuários Santa do Paredão e Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva; Santuário Igrejinha São João Batista, em Arapoti; Santuário Nossa Senhora das Graças e Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti, e pelo Santuário Divino Espírito Santo, em Ribeirão do Pinhal, que integram a rota de turismo religioso e turismo rural.

O presidente do Comtur, José Luiz, salienta que o grande problema hoje é transformar o potencial do município em produto turístico. “Todo o município tem potencial, mas a dificuldade é transformar em produto turístico, o que hoje ainda não existe”. E, conclui ressaltando a importância da união, do fortalecimento e o suporte para o atendimento ao turista.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!