Prefeita Elisangela já tem um nome para substituir Andrusko na Saúde

Prefeita Elisangela já tem um nome para substituir Andrusko na Saúde

Da Redação

Carambeí – Cinco dias após exonerar a enfermeira Simone Andrusko como secretária municipal de Saúde, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes (PSB), ainda não escolheu o substituto, ou a substituta, “mas já tenho um nome em mente”, confidenciou à reportagem do Página Um News. “Ontem [sexta-feira] passei à tarde no Centro Municipal de Saúde em reunião com diretores e alguns servidores”, acrescentou a chefe do executivo municipal. Segundo a assessoria de Elisangela, o nome será definido no começo desta semana e a mudança se fez necessária porque “a Secretaria Municipal de Saúde estará passando por mudanças no que diz respeito a políticas públicas de atendimento à população, sendo a primeira delas no comando da pasta”.

A Portaria nº 396/2023 que exonerou Andrusko do cargo máximo da Secretaria Municipal de Saúde foi publicada ainda no dia 22 de junho.

Ex-secretária
A reportagem também entrevistou a secretária exonerada, para saber do porque da sua exoneração. Ela respondeu que “o que foi me informado é que houve pressão por parte de alguns vereadores, e problemas administrativos”. Pega de surpresa com a notícia, disse que “quando assumi o PAB [Piso de Atenção Básica] do município era em torno de R$ 700 mil, entrego com quase R$ 1 milhão e 500 mil, além do aumento do repasse para os consórcios Paraná Saúde e Cimsaúde”. Entre suas realizações, destaca-se “a farmácia com horário estendido aberta aos sábados, ampliação dos horários das salas de vacinas, inauguração da sala de vacinas do bairro Boqueirão, vacinas nas escolas gotinha para crianças na rede pública e particular, bem como declaração de vacina realizada na própria escola evitando filas para as mães que tem a carteira de vacina do seu filho em dia, vacinação contra gripe para os professores na escola tambem. Plantão 24h de RX e tomografia de urgência e emergência, descentralização dos exames laboratoriais, teste rápido de gravidez disponível nas unidades, acessibilidade na clínica de fisioterapia com banheiro adaptado, Implantação do sistema ids em formato hospitalar, tv nas observações, dispensário de medicamentos na UBS do Catanduvas, sala para injeção, aumento do quantitativo dos médicos plantonistas, computadores e cadeiras novas para os consultórios, atendimento de médico ginecologista com implantação de DIU e pediatra, vinda de mutirão de usg no município pra facilitar o acesso aos pacientes, convênio com Hospital Municipal 18 de Dezembro de Arapoti que está realizando mutirão de cirurgias eletivas para diminuir a fila de espera, bem como médicos especialistas que hoje atendem em nossa clínica de especialidades; contamos com ortopedista, neurologista, psiquiatra, gastroenterologista, urologista, dermatologista e uma psicóloga. Deixo também projetos em andamento que acredito que a prefeita dará continuidade, como a contratação de mais quatro médicos para as unidades de saúde, Mãe Carambeiense, Carambeí Sorridente, Saúde na Estrada, SAMU, ambulatório de saúde mental e unidade de saúde móvel”.

Perguntada se teve respaldo da administração pública para colocar em prática tudo o que pretendia e qual é a maior carência ou necessidade na Saúde de Carambeí, a enfermeira disse que sim, que teve respaldo, e que o maior necessidade está na “reestruturação da atenção básica”.

Simone Andrusko é carambeiense, casada, tem duas filhas, com formação em Técnica em Farmácia, Técnica em Enfermagem, enfermeira pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família, Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde, e Enfermagem do Trabalgo, Planejamento e Gestão.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!