Operação da Receita Estadual identifica em Carambeí 45 veículos irregulares

Operação da Receita Estadual identifica em Carambeí 45 veículos irregulares

Emerson Teixeira
Especial P1 News

Carambeí – A ‘Operação de Fiscalização Volante de IPVA’ deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), na Avenida dos Pioneiros, abordou 1145 veículos, destes 45 apresentaram irregularidades, sendo que três veículos foram recolhidos ao pátio do Destacamento da Polícia Militar.


Também foi lavrado auto de infração por transporte de mercadoria tributada desacompanhada da documentação fiscal regulamentar. O auto de infração foi pago e o caminhão liberado.


A delegada regional da Receita, Audrey Grubba, destaca que foi utilizado o aplicativo Fiscaliza PR que proporcionou um recorde de carros vistoriados nesse tipo de operação. O auditor aponta o celular para a placa do veículo e o resultado é online e instantâneo, o que torna a fiscalização mais ágil. Outro ponto que a delegada enalteceu foi o apoio essencial da equipe de policiais militares do Primeiro Batalhão.

Débitos

Os proprietários de veículos emplacados no município de Carambeí devem mais de R$ 1,8 milhão ao Estado do Paraná em IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), segundo dados da Receita Estadual.
Considerando o período divulgado pela Receita Estadual, houve crescimento no número de veículos emplacados nos últimos anos. Em 2014 eram 7.162, já em 2022 esse número cresceu para 9.275 veículos rodando com placas de Carambeí.


Junto com o número de veículos emplacados cresceu também a inadimplência, principalmente nos últimos três anos, período que coincide com a pandemia da Covid-19. De acordo com dados divulgados pela Receita Estadual, em 2019, 8,9% dos veículos estavam com o IPVA atrasado, esse número cresceu em 2020 para 10,8% e em 2021 chegou a 16%, o que representa só no último ano em mais de R$ 595 mil em impostos que não foram recolhidos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!