Outono chega com leve queda de temperatura

Outono chega com leve queda de temperatura

Luana Dias
Especial Página Um News

A chegada do outono na região dos Campos Gerais será marcada por dias de céu parcialmente nublado, pancadas de chuva isoladas, principalmente na parte da tarde, temperaturas variando entre 15 e 28 graus e em queda na maioria das cidades. Oficialmente a estação começa às 12h33, no domingo (20), e termina no próximo dia 21 de junho.

No momento de transição entre as estações (verão e outono) o Sol posicionava-se sobre a linha do Equador, aproximando-se do Pólo Norte, na medida em que se afastava do Hemisfério Sul. O fenômeno é resultado da movimentação feita pela Terra, e faz com que as temperaturas desta época do ano fiquem gradativamente mais baixas.

Uma das principais características da estação é a forte variabilidade da temperatura, visto que ocorre justamente entre o período mais quente e a estação mais fria do ano. Nos dois primeiros meses (abril a maio) do outono a diferença entre os valores máximos e mínimos de temperatura registrados é mais significativa do que de maio a junho. O mês de abril, pela proximidade da estação anterior, ainda registra boa parte dos dias como típicos de verão. Assim não são raras temperaturas superiores a 30º C, especialmente no Noroeste e no Litoral. Já a partir da segunda quinzena de maio começam a ser registradas temperaturas baixas e, em geral surgem as primeiras geadas.

Também é comum à estação grande oscilação na ocorrência de chuvas. Climatologicamente chove mais no mês de maio, em comparação a abril e junho. A ocorrência de nevoeiros, e a queda das folhas das arvores (para a sobrevivência das mesmas) também são aspectos do outono.

Sobre as estações

Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as estações do ano no Brasil são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e equinócios. Como o país está (quase totalmente) no Hemisfério Sul, a primavera começa em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho. Entretanto, as quatro estações propriamente ditas só existem de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que ocupam pouco mais de 15% do território. Na Amazônia não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano, por isso na prática não há quatro estações. Nas demais regiões, existem apenas duas estações: a estação chuvosa e a seca.

Doenças típicas

Algumas doenças e infecções são típicas dessa época do ano. Segundo os infectologistas, fatores como a queda das temperaturas, chuvas, secas e ventos fazem com que o organismo fique mais propenso a infecções respiratórias e suas complicações, além disso, em dias de baixas temperaturas é comum as pessoas ficarem aglomeradas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de doenças transmitidas pelo ar e superfícies. Problemas como estes também ocorrem em outras épocas do ano, mas as características do outono e do inverno são ideais para ação dos chamados vilões das estações, causando doenças como resfriados, gripes, faringites, sinusites, pneumonias, e outras. Os olhos também costumam sofrer com conjuntivites e processos alérgicos, como por exemplo, rinite.
Pessoas com imunidade debilitada, como idosos e portadores de enfermidades crônicas, e aquelas com imunidade imatura, como crianças, são geralmente as mais atingidas. Também são muito vulneráveis pacientes que usam medicamentos que deprimem a imunidade, como quimioterápicos e corticóides.

Ainda é comum que a gripe e o resfriado sejam confundidos. A gripe é causada somente pelo vírus influenza e é mais grave, além de ser altamente contagiosa e possível de transmissão através da tosse, fala ou espirro; enquanto os resfriados podem ser causados por muitos outros vírus, como o rinovírus. Os sintomas do resfriado são coriza, mal-estar e dor no corpo, também costuma dar febre alta e a pessoa acaba ficando de cama.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!