Licitação da revitalização da rua da Campina será no dia 4 de abril

Licitação da revitalização da rua da Campina será no dia 4 de abril

Emerson Teixeira

Carambeí – No próximo dia 4 de abril, data que marca a chegada dos imigrantes holandeses, a população do município conhecerá o nome da empresa que ficará responsável pelas obras de revitalização da rua da Campina, uma das vias mais antigas da cidade e também uma das mais problemáticas na relação pedestres e veículos.

A rua serve de ligação para uma das regiões que mais cresceram na última década, passando pela criação da Vila Cidade Nova, pavimentação das ruas das vilas Banana e Mangabeira, investimentos do setor privado e poder público, que atraíram novos moradores para a região, além de servir de ligação para a Estrada do Areião, futuro Contorno Sul.

Importante elo de acesso para moradores da região do bairro AFCB ao centro, indústrias e colônia, concentra vários estabelecimentos comercias como um supermercado, três mercados, igrejas, uma unidade básica de saúde, além de escola e centro municipal de educação infantil.

Diariamente centenas de pedestres, entre trabalhadores e estudantes, utilizam a Rua da Campina para se deslocarem para o trabalho e para a Escola Municipal Geralda Harms e Colégio Júlia Wanderley, que atendem os moradores do entorno e nessa rotina diária dividem espaço com automóveis, ônibus e caminhões pela ausência de calçadas em boa parte da extensão da via, e nos locais que contam com calçadas a largura só comporta uma pessoa por vez.

Outro ponto crítico é a falta de acessibilidade. A equipe de reportagem do Página Um News flagrou uma mãe com um carrinho de bebê dividindo espaço com os carros na faixa de rolamento por falta de espaço para se deslocar pela calçada. Alunos seguiam pela rua também pelo fato da calçada não comportar os pedestres.

No trecho conhecido como a “curva do pinheirão” a situação é mais critica. Nesse ponto termina a pequena faixa de calçada, do outro lado da rua nem calçada existe, e por ser um trecho de descida e curva expõe ainda mais os pedestres ao risco de atropelamento. Em 2021 um motorista perdeu o controle da direção nesse trecho e foi parar com o carro sobre o alambrado do campo de futebol, localizado ao lado da via. Por sorte ninguém se feriu.

O secretário municipal de Obras, Luiz Carlos Pestana, explica que o trecho que será revitalizado compreende o inicio da rua no cruzamento com a Avenida dos Pioneiros até o início da Vila Cidade Nova. “Será feita pavimento novo em toda pista de rolamento e as calçadas em toda a via também. Lógico com alguns problemas onde as construções estão praticamente em cima da pista”, comenta.

O processo licitatório na modalidade Tomada de Preços será realizado na terça-feira (4), às 9 horas, no Paço Municipal. O valor máximo da licitação é de R$ 2.671.177,13 para execução do projeto que prevê a execução de serviços de terraplanagem, base e sub-base, revestimento de meio fio e sarjeta, urbanização, sinalização, drenagem em uma extensão da via de aproximadamente 1,2 quilômetros.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!