Hans Groenwold, Aline Sleutjes e Frans Borg marcam presença na abertura do Agroleite 2022

Hans Groenwold, Aline Sleutjes e Frans Borg marcam presença na abertura do Agroleite 2022

Matheus de Lara*

Entre tantos políticos e pessoas de expressão presentes na abertura do Agroleite 2022, a exemplo do vice-governador Darci Piana e do anfitrião da festa, Willem Berend Bouwman, presidente da Cooperativa Castrolanda, a reportagem do portal P1 News também conversou com três nomes que direta ou indiretamente tem sua importância dentro do Agroleite, entre eles o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Hans Jan Groenwold; a candidata ao Senado Federal, deputada federal Aline Sleutjes; e o ex-presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, que falaram sobre a retomada do maior evento leiteiro da América Latina, nesta terça-feira (16).

Para Hans Jan Groenwold, o evento é o reencontro. “Na pandemia as propriedades não pararam, então elas continuaram a produzir e evoluir. Esse ano o Agroleite tem novidades para o produtor e as empresas que estão na feira são fundamentais para trazer essas novidades […]”. Segundo ele, a associação que tem sede no Agroleite é um ponto de apoio. “Fazemos parte do registro, documentação dos animais, e também temos o banco de dados dos animais e a evolução durante os anos. Também estamos vendo a parceria com a Embrapa, a questão de genoma onde hoje temos a possibilidade de genotipar as fêmeas, e isso é um avanço para o produtor”, acrescentou.

Aline Sleutjes, por sua vez, destacou a feira como muito importante. “Primeiro é que nos conseguimos colocar Castro na vitrine nacional. O Agroleite é referência de tecnologia de genética, nutrição, equipamentos e implementos, e mostrar a importância e a força da cadeia produtiva do leite faz toda a diferença. O leite está presente em 99% dos municípios, e aqui na feira temos a oportunidade de receber visitantes, pessoas que já estão produzindo ou que desejam iniciar, quais os encaminhamentos para termos alta produção com custo reduzido, alcançando eficiência na produtividade dentro da propriedade”.

Aline lembrou que “como deputada do agro, como representante do segmento do leite em Brasília, fui a primeira mulher da história do Brasil a presidir a Comissão da Agricultura, reinstalei a subcomissão do leite, fiz a Caravana do Leite em cinco estados diferentes, o Fórum Nacional do Leite, e também sou autora do projeto que intitula as políticas públicas do setor produtivo do leite, e estar aqui é uma obrigação”.

O ex-presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, também falou sobre o Agroleite que viu nascer. “Eu imagino que depois de dois anos sem poder realizar o evento, percebemos que a feira está vindo com outro ar, fôlego e consistência. Imagino que as pessoas se concientizaram que o evento tem uma importância muito grande, e as pessoas envolvidas na Cadeia do Leite estão atualizadas. O Agroleite tem um crescimento natural e cada vez mais tem gente envolvida”, finalizou Frans.

*Com Redação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!