Formação na Igrejinha encerra encontros em PG

Formação na Igrejinha encerra encontros em PG

Da Assessoria

Ao encerrar a série de formações nos quatro Setores que compõem a cidade-sede da Diocese, padre Joel Nalepa faz um balanço positivo. “O número de participantes ficou dentro do que foi planejado com as paróquias. Viriam representantes que fariam o repasse para as demais lideranças. Mas, é preciso entender que se há a possibilidade de vir de seis a dez, porque não vir dez? Normalmente, vem seis. O mínimo não pode ser a referência sempre. Esperamos que, daqui para a frente, as paróquias coloquem em prática, que atinja as lideranças, que chegue a todas as comunidades, para que esse conteúdo não fique somente com esse grupo, mas se multiplique, o que é a finalidade dessa formação”, afirmou.

     A última formação setorial em Ponta Grossa aconteceu na tarde de sábado (13), no salão paroquial da Igrejinha de Uvaranas, como é conhecida a Paróquia Imaculada Conceição, reunindo 40 conselheiros das cinco paróquias do Setor 3. Promovida pelo Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (Cadae), a formação foi conduzida pelo presidente do Conselho, padre Joel Nalepa, Edson Maschio, Irmã Romilda Martins Nascimento e pelos seminaristas Jean Júnior de Matos Chagas, Jefferson Sanchez, Jefferson de Lima e Vítor Zampier. Frei José Aparecido Tosta, pároco da Paróquia Bom Jesus, acompanhou toda a formação.

     A equipe do Cadae e seminaristas se dividem para abordar cinco grandes temas: síntese do Sínodo, conselhos pastorais, assembleia diocesana, Jubileu 2025 e centenário da Diocese. Irmã Romilda iniciou falando que ser missionário faz parte da natureza cristã, é nossa função. “Temos que tecer laços entre nós e com os de fora”, lembrava a religiosa. “A comunhão, a missão e a participação ajudam a interpretar o conceito de sinodalidade e nos fazem vivenciar o ‘alargar a tenda’”, dizia padre Joel, referindo-se ao Relatório do Sínodo, em especial aos capítulos 8 e 18, que são usados como recortes para as formações.   

     Ao falar sobre a receptividade que os encontros vêm tendo, padre Joel citou uma consulta feita, através dos grupos de referência, em que, entre aqueles que responderam, a maioria ficou muito satisfeita, gostou do conteúdo, achou interessante. “E já estão dando passos na paróquia. A minha paróquia, a Santa Teresinha, no Setor 2, já fez o repasse do conteúdo. Conseguiram reunir aproximadamente cem pessoas, das duas comunidades paroquiais para fazer esse repasse. E vendo as pessoas que participaram da formação fazendo o repasse do conteúdo fiquei muito satisfeito. Os seminaristas (que estavam na formação e estão na paróquia) observaram a mesma coisa: fidelidade na transmissão, clareza, estudo do material….Foi e está sendo gratificante”, contou o pároco da Santa Teresinha, informando que os encontros na paróquia foram feitos em dois dias, em duas quintas-feiras. “Na próxima, queremos concluir esse repasse. Aquilo que eu escuto, aquilo que eu já vi, me deixa satisfeito quanto ao caminho que estamos fazendo. E lá (na paróquia), graças a Deus, conseguimos multiplicar. Dos sete que vieram à formação, chegou-se a quase 100. Percebe-se que houve uma multiplicação. Essa é a nossa intenção. É bom ver isso”, destacou.   

     Para as demais paróquias, agora dos Setores do interior, a ideia é que se mantenha a mesma dinâmica. “Vamos fazer uma tarde toda, com esse mesmo conteúdo, mas, é claro que alguns assuntos são mais de interesse das comunidades do interior do que da cidade, mas, o conteúdo geral é o mesmo. Será apresentada essa mesma proposta para que toda a Diocese caminhe junto, tendo o mesmo conteúdo e a mesma formação”, adiantou padre Joel.

     Além do relatório apresentado na última assembleia no Vaticano a respeito do Sínodo, foi falado sobre os fundamentos dos conselhos pastorais – funcionamento, definição, estrutura e atribuições previstas no Regimento Interno das Paróquias – sobre o Plano Diocesano de Ação Evangelizadora, o Jubileu 2025 e o centenário da Diocese.

    As próximas formações serão realizadas no dia 20 de abril, na Paróquia Perpétuo Socorro (Castro-Setor 5); 27 de abril, Paróquia Santo Antônio (Imbituva-Setor 6); dia 4 de maio, Paróquia São Miguel (Irati-Setor 7) e 18 de maio, Paróquia São José (Imbaú-Setor 8).

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!