Fiéis são convidados a orar por Dom Sergio e pelos sacerdotes

Fiéis são convidados a orar por Dom Sergio e pelos sacerdotes

Da Assessoria

Primeiro, a ameaça do coronavírus. Até agosto de 2020, 392 padres diocesanos foram contaminados e 21 morreram no País, segundo boletim da Comissão Nacional de Presbíteros, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Depois, o desafio de se manter perto do povo em meio a maior pandemia já vista pela Humanidade. Muito mais que fé, a emergência da Covid-19 exigiu e continua exigindo dos sacerdotes coragem, criatividade e saúde física e mental.

Mas, apesar do reconhecimento dos fiéis e do próprio Papa Francisco, que agradeceu aos sacerdotes por terem encontrado maneiras de o povo não se sentir abandonado, é preciso estar atento às limitações de padres e bispos e, especialmente, pronto a lhes oferecer apoio. Não imunes às doenças do corpo, os sacerdotes também sofrem com o estresse, ansiedade e a depressão, necessitando de acolhimento. Muitas das vezes, os problemas físicos têm origem emocional, o que, somado à rotina estafante e à falta de exercícios e de cuidados básicos com a alimentação, prejudica o desempenho ministerial. Somente este ano, nove sacerdotes se suicidaram no Brasil, conforme registros da CNBB.

Pensando na saúde de todos os sacerdotes e, em especial, na recuperação do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, que está em pleno tratamento médico, todo o Povo de Deus é chamado a participar, nesta quarta-feira (15), do Dia Diocesano de Oração pelos Sacerdotes e pela Saúde de Dom Sergio. “Neste dia, em todas as comunidades e em cada celebração, coloquemos como intenção especial os padres diocesanos, pois na realidade atual de pós-pandemia e das dificuldades em que estamos inseridos, os padres são sinais do amor infinito que Deus tem por seus filhos. Este dia de oração será um apelo ao Senhor, para que Ele fortaleça, dê coragem, serenidade, entusiasmo e alegria para os nossos pastores”, argumenta o ministro da Eucaristia e idealizador da iniciativa, Julcinei Freitas.

No Santuário Diocesano da Mãe do Perpétuo Socorro/Paróquia São José, as dez celebrações de quarta-feira serão nesta intenção e, às 19 horas, o vigário geral da Diocese, padre Jaime Rossa, presidirá a Santa Missa e a novena. “Convido para estarmos unidos nesta quarta-feira, dia 15, para um momento de oração nas intenções de nosso bispo, que está passando por um processo de tratamento de saúde, e de todos os nossos padres. Queremos celebrar uma missa nessa intenção. Mesmo que não esteja presente, convidamos você para estar em oração nas intenções do nosso bispo e pela sua plena recuperação”, reforça padre Jaime.

Saúde do bispo

Na manhã desta terça-feira (14), o bispo Dom Sergio Arthur Braschi retornou ao hospital para dar sequência ao tratamento de pequenos nódulos surgidos na base da língua. Ao todo, serão quatro ciclos de quimioterapia realizadas com o intervalo de 21 dias. A primeira etapa Dom Sergio iniciou no dia 23 de novembro, quando foi internado na Santa Casa de Misericórdia para quatro dias de sessões de quimioterapia e da modalidade terapêutica conhecida como imunoterapia. Teve alta no último dia 27.

Desta vez, a princípio, o bispo seguirá internado até o próximo domingo. Dom Sergio está bem, tem reagido muito bem ao tratamento, não perdeu peso e vem fazendo frequentes exames para avaliar seu estado geral de saúde.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!