Deputada Aline conhece e destaca artesanato de Arapoti

Deputada Aline conhece e destaca artesanato de Arapoti

Da Redação*

Arapoti – Produtores artesanais venderam pelas redes sociais na pandemia e agora já estão iniciando feiras e até uma associação.
Com início na pandemia, diante da preocupação da venda desses produtos artesanais, na cidade de Arapoti, foi criado o Grupo dos Produtores e Autônomos de Arapoti, incentivado pela amiga Tânia Bronkhorst, e hoje já está nas redes sociais com quase 5 mil membros, oferecendo pintura em tela, tecido, costura, patchwork, chinelos decorados, artesanato em madeira, queijos, geleias, flores e também com a Feira Verde.

Com o relaxamento das regras sanitárias, a associação também está se reunindo para fazer a venda em feiras na cidade, principalmente na Feira da Lua que terá início em agosto. Pela primeira vez o grupo foi incluído na Expoleite, onde a deputada federal Aline Sleutjes conheceu esse grande trabalho.

“Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho destes produtores e artesãos, que ajudam a superar os impactos econômicos causados pela pandemia, melhorando a qualidade de vida destas famílias. Muitos relataram que têm esse ofício como a principal fonte de renda. Gerando oportunidades de trabalho, aproveitamento as vocações regionais, o incentivo à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade mais empreendedora e competitiva”, concluiu a Deputada do agro, destacando a importância do trabalho desenvolvido pelos artesãos e produtores da agricultura familiar de Arapoti.

O grupo conta com o queijo Gouda Cornélia, um dos ganhadores do Prêmio CNA Brasil Artesanal-Queijos, a receita que atravessou gerações veio da Holanda na década de 60. Relembra a Sra. Sineke Krikke Verburg que a qualidade do queijo começa com a alimentação oferecida para o gado. A propriedade é familiar, com a produção de leite e finalizando com o queijo.

A maioria dos produtos são feitos em casa, com ajuda da família, como é o caso da Ancki Frutti Armazém, que teve início com as frutas do sítio da família e era feito na cozinha de casa, agora já conta com uma cozinha exclusiva para a produção e a loja, que é considerada pelos seus proprietários, como uma vitrine para as geleias.

O artesanato é uma das formas de disseminação cultural do povo brasileiro. Sua produção, coloca uma identidade aos produtos, possibilitando que sejam comercializados com valor agregado. As Flores, verduras e legumes todos produzidos organicamente, também estão garantindo qualidade e negócios aos produtores.

*Com Assessoria

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!