Copel promove mutirão de manutenção e limpeza de redes neste sábado, em Castro e em outras cidades da região

Copel promove mutirão de manutenção e limpeza de redes neste sábado, em Castro e em outras cidades da região

Da Assessoria

A Copel promove neste sábado (14) o mutirão anual de manutenção preventiva nas redes elétricas, com o objetivo de reduzir desligamentos de energia no período mais chuvoso do ano. Esta será a terceira edição do chamado “Dia D”, com cerca de 2 mil trabalhadores em campo, em 79 municípios de todo o Paraná, entre eles Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Tibagi. A atuação tem foco na poda de árvores, instalação de espaçadores e na retirada de pipas e outros objetos da rede, com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção e inspeção, entre outras.

Esse tipo de ação, somada aos investimentos em tecnologias para a automação das redes, vem contribuindo para a melhora nos indicadores de qualidade do fornecimento pela distribuidora, que no ano passado atingiu o melhor resultado de sua história.

De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, a quantidade e a duração das quedas seguem reduzindo. “Na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, tivemos uma melhora de 10,6% na frequência equivalente de desligamentos, e de 5,7% na duração equivalente das faltas de energia”, explica.

Estes são os principais indicadores acompanhados pela agência reguladora do setor para aferir a qualidade dos serviços das concessionárias de distribuição.

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá principalmente pelo contato de galhos de árvores com a rede durante os temporais. “Com a umidade, também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes, como as pipas. Ao molharem, eles podem se tornar condutores de energia e causar curto-circuito e, consequentemente, a interrupção do abastecimento de energia”, explica o superintendente de Serviços Operacionais, Marcelo Gonçalves Santos.

Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão ainda inspeção das redes, pequenos reparos e manutenção preventiva de subestações.

Crédito da foto: Valdenir Daniel Cavalheiro

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!