Companhia Karagozwk trouxe história de Santos Dumont a alunos de Castro

Companhia Karagozwk trouxe história de Santos Dumont a alunos de Castro

Da Assessoria

A Escola Estadual Jardim das Araucárias, de Castro, recebeu nesta quarta-feira (10), o espetáculo “Alberto, o menino que queria voar”, realizado pela Companhia Karagozwk. Por meio da magia do teatro de sombras, diversas histórias da trajetória de Santos Dumont foram narradas na apresentação, através de um amigo mecânico da época, levando o público à Paris de 1900 em um palco cheio de imagens e sons.

Santos Dumont, engenheiro brasileiro, é considerado o pai da aviação. Seus insistentes estudos e testes o levaram a desenvolver o dirigível e a construir dois grandes aviões para a época: o 14-Bis e o Demoiselle. Munido de perseverança e dedicação, fez com que seus sonhos se tornassem realidade revolucionando a sociedade com suas invenções, que também chegaram a outras áreas. O tema do espetáculo é sua trajetória, tratando sobre suas aventuras e descobertas, enquanto busca realizar seus sonhos.

Após as apresentações, o diretor e a equipe técnica conversaram com o público sobre as técnicas e características do teatro de sombras. “Os seus efeitos especiais, imagens e cores envolvem o público por completo, do começo ao fim da apresentação”, ressalta o diretor da Cia. Karagozwk, Marcello Andrade dos Santos. O passo a passo da técnica envolvida é explicada, revelando que, por meio de estudo e dedicação, qualquer pessoa pode construir os próprios recursos e equipamentos. “Desta forma o trabalho age   como facilitador no campo da arte e da comunicação no meio escolar”, afirma Marcello.

A Companhia Karagozwk é especialista na arte milenar deste tipo de teatro e atua há 35 anos na região sul do país. Desde 2009, é citada pelo Dicionário do Teatro Brasileiro – Editora Perspectiva página 306 – como referência no Brasil na prática desta arte.

Premiações

“Alberto, o menino que queria voar…” foi o espetáculo que representou o Brasil no Xº Taller Internacional de Titeres de Matanzas – CUBA 2012. Um ano antes, em 2011, já havia sido selecionado pelo Edital de Formas Animadas da Fundação Municipal de Cultura de Curitiba. Cumpriu uma temporada de junho a setembro de 2012 de 24 apresentações em Ruas da Cidadania, projeto da Fundação de Cultura de Curitiba.

Em 2014 integrou a programação oficial do 1º FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras, em Taubaté/SP. Integrou também a programação oficial do Festival Espetacular de Bonecos de Curitiba em 2015 e foi classificado em 2º lugar no Edital Prêmio Domingo tem Teatro da Secretaria de Estado de Cultura do Paraná, em 2018. O espetáculo já foi levado aos palcos de São Paulo e Rio de Janeiro e percorrerá municípios paranaenses até dezembro deste ano.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!