Comércio deve reabrir na quarta-feira (10) em Castro

Comércio deve reabrir na quarta-feira (10) em Castro

Luana Dias

Conforme anúncio feito na sexta-feira (5) pelo governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho), as atividades comercias consideradas não essenciais deverão permanecer fechadas no Estado até as cinco horas desta quarta-feira (10). Ratinho, ao lado do secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto), explicou que a prorrogação do chamado lockdown, que iniciou no último sábado (27) e estava programado para terminar nesta segunda-feira (8), se deve ao crescimento no número de casos de Codid-19 no Paraná, e à alta taxa de ocupação de leitos nos hospitais de todo o estado.

A prefeitura de Castro vem aplicando as regras do Decreto Estadual integralmente no município, mas de acordo com a assessoria do órgão, na terça-feira (9) será publicado um novo decreto, com medidas locais relacionadas à reabertura do comércio.

Também foi prorrogado o toque de recolher (das 20 às cinco horas), assim como a proibição da venda de bebidas alcoólicas (nesse mesmo horário), e as aulas presenciais na rede pública continuam suspensas no Paraná até no dia 15 de março. Depois devem voltar no sistema híbrido, mas os pais não serão obrigados a mandar os filhos para a escola, e em sala de aula, apenas 30% da capacidade deve estar ocupada.

O governador também anunciou que a partir de quarta-feira as atividades que estão suspensas poderão retornar, porém, em horário diferenciado nas cidades que tem mais de 50 mil habitantes – entre 10 e 17 horas, segundo ele, para evitar aglomeração no transporte público. “Queremos que as pessoas circulem de manhã, para evitar aglomerações no transporte coletivo”, destacou o governador. E, a recomendação é para que as atividades consideradas não essenciais sejam interrompidas nos sábados e nos domingos.

Segundo Ratinho Júnior, as fiscalizações poderão se tornar mais rigorosas para coibir aglomerações que possam resultar em maior propagação do vírus, ele disse também que o mês de março ainda será muito difícil.

Medidas econômicas

Enquanto falava da continuidade do lockdown no Paraná, na sexta-feira (5), o governador anunciou medidas econômicas, que segundo ele, devem amenizar a crise em setores como comércio, serviços e turismo. A primeira ação anunciada é a injeção de R$ 30 milhões no Banco da Mulher e para o Banco do Empreendedor, para atender a micro e pequenos empreendedores. Além disso, as medidas incluem linhas de crédito especiais, com juros subsidiados pelo governo para microempreendedores individuais, trabalhadores informais e para o setor de turismo. Juntos os pacotes somam R$ 160 milhões, que serão aplicados através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Fomento Paraná.

Foto: Jonathan Campos

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!