Castro tem dia chuvoso e máxima de 21°C no último dia do inverno

Instabilidade mantém alta chance de chuva nesta terça-feira (22), enquanto a primavera começa à noite; madrugada teve chuva em várias regiões do Paraná

Emerson Teixeira

Castro – O último dia do inverno deve ser marcado por tempo instável em Castro. Nesta terça-feira (22), os termômetros estavam na casa dos 17°C por volta das 8 horas, com sensação térmica de 16°C. A previsão indica mínima de 12°C e máxima de 21°C ao longo do dia, acompanhadas de uma probabilidade de 98% de ocorrência de chuva.

A umidade relativa do ar permanece elevada, variando entre 78% e 99%. Até o início da manhã, o acumulado de precipitação indicado para o município era de 14,7 milímetros.

O vento sopra de noroeste a aproximadamente 14 km/h, mas as rajadas podem chegar aos 50 km/h. Para quem circula pela cidade ou pelas rodovias da região, a combinação entre chuva e vento exige atenção, principalmente em trechos mais expostos.

O sol nasceu às 6h12 e tem pôr previsto para as 18h16, mantendo o período de luminosidade próximo de 12 horas.

Chuva ganha força em diferentes regiões do Paraná

A instabilidade observada em Castro faz parte de um cenário mais amplo no estado. Conforme a meteorologista do Simepar, Raissa Pimentel, áreas de instabilidade atuaram durante a madrugada em praticamente todas as regiões paranaenses.

Os maiores volumes registrados nas 24 horas anteriores foram observados no Oeste e na faixa leste do Paraná. Assis Chateaubriand acumulou 93,8 milímetros, enquanto Curitiba chegou a 65 milímetros.

Também houve registros expressivos em General Carneiro, com 41,2 milímetros; Palotina, com 33,8 mm; Palmas, com 28,4 mm; e União da Vitória, que contabilizou 26,6 mm.

A chuva continuava avançando durante a madrugada desta terça-feira, o que pode elevar os acumulados ao longo do dia.

Primavera começa nesta terça

Além da mudança nas condições do tempo, o calendário marca nesta terça-feira a despedida do inverno. A primavera começa durante a noite, dando início a uma nova estação no Hemisfério Sul.

A mudança de estação, porém, não significa uma alteração imediata no padrão do tempo. A presença de áreas de instabilidade nesta terça-feira mantém a previsão de chuva e temperaturas amenas em Castro justamente na passagem entre as duas estações.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.