Carambeí se despede do pioneiro da educação Meester Hendrik Sijpkes

Carambeí se despede do pioneiro da educação Meester Hendrik Sijpkes

Emerson Teixeira
Especial P1News

Carambeí – O município de Carambeí amanheceu de luto com a notícia da morte de um dos pioneiros da educação no município, o imigrante holandês e primeiro diretor da Escola Evangélica, Meester Hendrik Sijpkes, nesta terça-feira (28), aos 92 anos. O anúncio feito nas primeiras horas da manhã por sua filha e também professora da mesma instituição de ensino, Carina Sijpkes, rapidamente gerou comoção na cidade.

A direção da escola divulgou nota de pesar. “Hoje temos grande pesar em nossos corações com a partida do Meester Hendrik Sijpkes. O dia amanheceu triste para a Escola Evangélica de Carambeí e unidos em oração desejamos sinceros sentimentos a toda família e comunidade”, cita a publicação.

A Prefeitura de Carambeí também se manifestou sobre a morte do professor. “A Prefeitura Municipal, pela pessoa da prefeita municipal Elisangela Pedroso, presta condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e despedida”, trecho da nota publicada nas redes sociais do Poder Executivo.

Meester

Carinhosamente chamado por todos por Meester, que na tradução do holandês para o português significa ‘mestre’, Hendrik Sipkes chegou ao Brasil e a Carambeí em 1961 e trabalhou na Escola Carambeí Pilatus, onde aprendeu a língua portuguesa. No ano de 1971 ele assumiu a direção da Escola Evangélica, posto que permaneceu até o ano de 1994, data de sua aposentadoria. Ele está imortalizado na memória de alunos e amigos e também na Biblioteca Municipal, onde tem uma estátua em tamanho real em sua homenagem.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!