Carambeí integra Rota da Lavanda com o empreendimento Het Dorp

Carambeí integra Rota da Lavanda com o empreendimento Het Dorp

Emerson Teixeira
Especial Página Um News

Carambeí – O Het Dorp, Vilarejo Holandês, nem inaugurou é já é sinônimo de sucesso. Na semana passada, durante a ExpoLondrina, o Governo do Paraná lançou um novo roteiro turístico, o qual o empreendimento carambeiense integra – a Rota da Lavanda, que inclui propriedades dos municípios de Palmeira, Londrina e Umuarama, com campos cultivados como atrativo principal e a inclusão do laboratório do campus de Umuarama e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Lucas Los, que está à frente do Het Dorp e participou do lançamento da rota em Londrina, conta que a ideia de transformar os campos de lavanda em um atrativo turístico foi uma iniciativa e resultado do trabalho da Laís Adamuchio, coordenadora regional do IDR Paraná, que já vinha estudando as plantas aromáticas há bastante tempo. “Ela desenvolveu o mestrado com esse tema, com isso visualizou o potencial que tinha essa variedade, diferente e pouco explorada no Paraná. Ela pesquisou e localizou propriedades que fazem o cultivo, inicialmente com a produção voltada para o turismo rural”, descreve Lucas.

Ele conta que em outra frente de pesquisa está a UEM que fez o levantamento para verificar a possibilidade de explorar os campos de lavanda como fonte lucrativa para a produção de óleos essenciais. “90 por cento do óleo essencial que é feito e consumido no Brasil vem importado da França e Bulgária, a universidade identificou que existe um potencial enorme que não é explorado”, cita.

Diante desse cenário entrou o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e criou a Rota da Lavanda para divulgar os empreendimentos. Lucas enfatizou o apoio técnico do instituto. “Tem muita coisa envolvida que ficará oculta aos olhos do visitante, mas o IDR tem auxiliado muito os produtores, eles cedem assessoria técnica, tudo o que temos de necessidade em relação à lavoura eles nos auxiliam, porque é uma cultura muito nova. Temos apoio de técnicos, além do IDR, para levar as propriedades para participarem de eventos, exposições e feiras. Utilizar essa rota para ser divulgado no turismo no Paraná será muito vantajoso”, reforça.

Inauguração

A inauguração do Het Dorp está prevista para 22 de abril. No vilarejo, composto por construções com arquitetura tipicamente holandesa, além de visitar os campos de lavandas será possível comprar os produtos produzidos pelo empreendimento. O local vai disponibilizar ao público um amplo espaço verde com jardins e ambiente rural. “Uma ótima opção para passar à tarde com a família”, convida Lucas.

Além do lavandário, o vilarejo possui também uma queijaria e um dos destaques é o queijo goudq com lavanda, uma receita exclusiva.
O vilarejo está a cerca de 6 km do Parque Histórico, com acesso pela Avenida Atlanta.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!