Carambeí inicia Programa Municipal de Castração Animal

Carambeí inicia Programa Municipal de Castração Animal

Da Redação

Carambeí – O município deu um passo importante para o controle populacional de cães de rua. A Prefeitura Municipal iniciou a primeira etapa do projeto que prevê a castração de 60 animais com os procedimentos realizados em clínicas veterinárias particulares da cidade.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, explica que o Programa Municipal de Castração Animal envolve as secretarias municipais de Sáude e Meio Ambiente e os animais são indicados pela Associação de Amparo aos Animais Abandonados de Carambeí (ASC). “Em breve estaremos anunciando o Programa Castra Pet, que será executado através de convênio com o Governo do Paraná, onde os proprietários de animais que estejam inseridos no Cadastro Único poderão se inscrever para castração de cães e gatos”, conta.

Nesta primeira etapa os animais são recolhidos pela Prefeitura e encaminhados as clínicas particulares Focinhos Pet e Sociedade Animal. O veterinário da Focinhos Pet, Rafael Billó, aponta os benefícios da castração. “A qualidade de vida do animal a curto prazo melhora, a fêmea não vai para o cio, que é um momento em que os animais brigam muito entre eles e se machucam. Também para vida futura do animal, já que é comprovado por estudo que diminui bastante a possibilidade de câncer”, explica.

De acordo com o veterinário a castração é uma cirurgia que pode ser feita tanto em macho quanto em fêmea. Ele conta que na clínica veterinária é feito todo o procedimento pré-cirúrgico, a cirurgia e o pós cirúrgico, “no pré-cirúrgico é feito o jejum do animal, medicação pré-operatória, a cirurgia, o animal fica sete dias na clínica até que faça a cicatrização, retiramos os pontos e após a soltura do animal onde ele foi resgatado”, detalha.

Billó conta, ainda, que durante o procedimento cirúrgico é colocado microchip no cão para que ele possa ser identificado futuramente. “Como o animal é de rua, teremos o histórico dele, como se fosse a identidade do animal. O controle populacional é importante para a cidade, principalmente pelo controle de zoonoses, que são as doenças de cães, de animais que transmitem para homens, por exemplo, a raiva, ou seja, o controle dos animais é o controle das doenças”, relatou.

Sem correspondências

No mês de julho os moradores Rua Canafístula, no Jardim Eldorado, tiveram o serviço de entrega de correspondências suspenso pelos Corrreios devido a presença de cães soltos na rua que atacam os carteiros. Ao menos em três regiões da cidade, os serviços de entrega são prejudicados por causa do excesso de cachorros soltos nas ruas, além do Jardim Eldorado, Bairro Boqueirão e Bairro AFCB.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!