Cápsula Up! será lançada neste sábado

Cápsula Up! será lançada neste sábado

*Utilizando um balão meteorológico preenchido com hélio, o projeto visa levar experimentos microbiológicos à estratosfera.

Da Assessoria

O projeto “Cápsula Up!” é uma modalidade de evento de Pesquisa Científica. Utilizando um balão meteorológico preenchido com hélio, o projeto visa levar experimentos microbiológicos à estratosfera. A pesquisa é realizada no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desde 2022 e agora que está finalizada, a cápsula será lançada nesse sábado (13) de abril, às 10h, na cidade de Turvo, localizada na região Centro Sul do Paraná.

Segundo os estudantes que participam do projeto o objetivo é analisar possíveis alterações no metabolismo de microrganismos e germinação de sementes após sua exposição às condições de estresse ambiental na estratosfera. O estudo busca também incentivar a pesquisa entre jovens do ensino médio.

O orientador do projeto, Matheus Postigo explica que a “Cápsula Up!” foi elaborada de maneira inovadora, empregando micélio fúngico e resíduos agroindustriais, material biodegradável desenvolvido pela Mush, startup incubada na UTFPR. Ele conta que o molde para crescimento do micélio foi exclusivamente projetado e impresso em 3D pela Incubadora de Inovações da UTFPR (Sprint-PG). “Ao contrário dos experimentos convencionais – que geralmente usam isopor e partes metálicas – o material Mush da estrutura da cápsula é leve, sustentável, um excelente isolante térmico e com propriedades anti-chamas”, salienta.

A cápsula contém duas divisões, uma para os componentes eletrônicos e outra para o material biológico. A eletrônica da cápsula estratosférica coleta dados ambientais em altitudes elevadas. Sensores incluem localização GPS via satélite, medições de altitude, temperatura, pressão, luz UV e gases atmosféricos, todos protegidos e aclimatados por um sistema de aquecimento. Durante a subida, impulsionada pelo balão de hélio, a cápsula fica completamente fechada e ao atingir uma altitude pré-programada, uma porta lateral se abre com o auxílio de atuadores lineares, expondo o conteúdo da pesquisa científica às condições estratosféricas, contudo sem expor a parte eletrônica. Após alguns minutos, a porta se fecha automaticamente, e após a explosão do balão, a cápsula retorna ao solo com o auxílio de um paraquedas.

Postigo destaca que o projeto visa entender melhor a influência de elementos estratosféricos nos organismos terrestres. “A cápsula será enviada com uma seleção de materiais biológicos, incluindo carne de frango, sementes de chia, alface e a bactéria E. coli. Juntamente irão algumas sementes selecionadas por um projeto de alunos de ensino médio no município de Palmeira – PR, desenvolvido por Julio Caralp, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), do campus Ponta Grossa”, relata.

A pesquisa ocorre no campus UTFPR-PG, envolvendo alunos de diversos cursos do campus. A “Cápsula Up!” é um subprojeto da Orion Aerospace Design, projeto de extensão orientado pelo Professor Felipe Mezzadri, do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAELE). O projeto da cápsula é orientado pelo Professor Matheus Postigo, do Departamento Acadêmico de Química (DAQUI). A iniciativa Orion tem, desde sua criação, o apoio da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PG) por seu impacto positivo na formação dos acadêmicos.

Fique por dentro | Detalhes do Voo:
• Altitude de Explosão: 33.000 metros
• Tempo para a Explosão: 3,7 horas
• Volume de Lançamento do Balão: 5,8 m³
• Velocidade de Ascensão: 2,5 m/s
• Velocidade de Queda: 5 m/s
• Tempo de Voo: 4,2 horas
• Peso Estimado da Carga Útil: 3,8 kg

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!