Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira em Castro

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira em Castro

Luana Dias

Começa na segunda-feira (2) e segue até no dia 3 de junho em Castro, a campanha de vacinação contra o sarampo. No período, todas as crianças que têm entre seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade devem receber o imunizante.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, Marielen Wieczorek Nocera, alerta para a importância de os pais e mães levarem seus filhos para serem imunizados, lembrando que a doença pode ser fatal para a pessoa infectada. “O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, principalmente em crianças menores de um ano de idade. A vacinação contra o sarampo tem o propósito de controlar surtos da doença e reduzir internações, complicações e mortes. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes e devem ser mantidas, por isso é muito importante a população ficar atenta, e que os pais levem seus filhos para serem vacinados”, destaca.

De acordo com a profissional, o Brasil estava livre da circulação do vírus até em meados do ano de 2017, e, em 2018 voltou a ter registros. Atualmente inclusive, existem regiões com surto da doença. Marielen ressaltou que a única forma de se proteger do vírus é se vacinando. “A vacinação permitirá interromper a circulação do vírus no país, fazendo com que a doença não volte a ser endêmica no Brasil, além disso, é a única forma de proteção”, afirma.

Campanha

A campanha de vacinação contra o sarampo será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Castro, e irá comtemplar crianças, mesmo as que já foram vacinadas em campanha anteriores, que conforme explicou Marielen, receberão uma dose adicional, e profissionais de saúde.

O imunizante será aplicado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que tenham sala de vacina. Para se vacinar é necessário apresentar Cartão SUS e Carteira de Vacinação.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!