BRF doa três mil testes rápidos da Covid para prefeitura de Carambeí

BRF doa três mil testes rápidos da Covid para prefeitura de Carambeí

Da Assessoria

Carambeí – A Prefeitura de Carambeí recebeu na segunda-feira (22), doação de 3 mil testes rápidos para a detecção do vírus da Covid-19. Os testes rápidos da marca ECO avaliam a presença de dois tipos de anticorpos diferentes, o IgG e IgM.

A doação foi feita pelo gerente executivo da empresa BRF – Neri José Fin, que destacou “a testagem em massa nessa fase da pandemia é muito importante para combater o avanço da doença na cidade, e nós queremos contribuir nesse momento difícil de aumento do número de infectados”, disse.

Ele esteve acompanhado pelo Gerente de Agropecuária Robison Cledir Biesek e a Enfermeira da BRF Evelin Queiroz que levaram as doações na sede da Centro Municipal de Saúde (CMS). Neri lembrou também que a empresa BRF já doou para o município máscaras e álcool em gel, no início da pandemia de COVID.

As doações foram recebidas pela prefeita Elisangela Pedroso, o vice Jeverson Gomes da Silva.

A secretária municipal de Saúde Juliane Dorosxi disse que os testes são muito bem vindos e serão de grande utilidade para o município para atender as demandas de exames. “Os testes serão de grande utilidade para a testagem principalmente de pacientes com suspeitas de COVID-19”, frisou.

Sobre a doação, a prefeita Elisangela Pedroso agradeceu e enalteceu a doação da BRF. “A ação da empresa demonstra o compromisso social com o município no combate ao coronavírus”.

Testes rápidos

Segundo a Enfermeira Tatiana Ricci, Coordenadora da Atenção Básica à Saúde, os principais pontos positivos do teste rápido são: a velocidade, pois o resultado sai em poucos minutos; a praticidade, por ser realizado em qualquer lugar facilmente; e o custo, pois é mais barato que outros testes disponíveis atualmente.

Os anticorpos após o contato com o vírus, passam por um período chamado de janela imunológica. Geralmente os anticorpos só são produzidos em quantidades identificáveis pelos testes 8 dias após a contaminação. Por isso, indicado o teste rápido para confirmação do diagnóstico apenas 8 dias após o início dos sintomas.

Antes disso, caso seja realizado o teste rápido, ele seria negativo, mesmo com a infecção estando ativa. Antes disso, caso o paciente se enquadre nos critérios, ele poderá realizar outro teste: o RT-PCR, para confirmar o COVID.

Tatiana disse também que vale ressaltar que o resultado positivo para anticorpos não significa que a pessoa está com o vírus no momento do teste pois tanto a IgM e, especialmente, a IgG permanecem presentes no sangue por longos períodos após o fim da infecção.

Antes de tudo, precisamos entender o que é sensibilidade e especificidade. Todo exame médico possui uma sensibilidade e uma especificidade, que indicam o quão certeiros são os seus resultados e pode variar de acordo com alguns fatores. No caso do teste rápido, a sensibilidade indica quantas pessoas realmente com anticorpos tiveram um teste positivo (chamamos de verdadeiros positivos) e a especificidade indica quantas pessoas realmente sem os anticorpos tiveram um teste negativo (chamamos de verdadeiros positivos).

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!