AMCG garante estratégias para fomentar produção das agroindústrias regionais

AMCG garante estratégias para fomentar produção das agroindústrias regionais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) atua, em parceria com o Governo do Estado, em prol do desenvolvimento da das agroindústrias da região. Na segunda-feira (4), em Ponta Grossa, prefeitos e lideranças do setor participaram do Ciclo de Palestras referente ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O evento teve a participação da presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, e do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. 

Para Elisangela, o avanço na qualificação dos serviços representa uma oportunidade para a geração de riquezas. “Este tema é de uma importância, uma vez que ajuda a fomentar a agricultura familiar e estimula os municípios a dar apoio aos pequenos e médios produtores, gerando cada vez mais emprego e renda. Isso ajuda a fortalecer os Campos Gerais como um todo. É fundamental que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento esteja levando este tema para as cidades, mostrando a importância de cada município cumprir seu papel, se adequando à legislação. Isso cria oportunidades para queles que dependem do comércio de produtos provenientes da área rural”, apontou.

De acordo com Ortigara, existe margem para um crescimento ainda maior. “Os Campos Gerais fazem uma ótima agricultura, com excelente desempenho, mas pode mais. É possível se desenvolver ainda mais no sentido de abater e processar animais a fim de agregar valor nas pequenas agroindústrias familiares. Este é o nosso desafio. As grandes agroindústrias contratam consultores e se adequa facilmente aos padrões. Por outro lado, os pequenos produtores nem sempre tem essa capacidade de investimento para poder ousar um pouco mais”, destacou.

Ortigara explica que esse o objetivo do Susaf, um serviço de inspeção que identifica quando os municípios possuem um serviço de qualidade. “A partir disso, as empresas de menor ficam autorizadas a vender para todos os consumidores do Paraná, sem que permaneçam restritas apenas ao âmbito territorial. Com isso, estamos quebrando uma regra de mais de 70 anos. É sobre isso que viemos conversar, visando uma maior geração de empregos e o fortalecimento das nossas agroindústrias. Queremos garantir produtos de qualidade a partir de uma boa inspeção”, disse.

Parceria com o Estado
A presidente da AMCG enalteceu a parceria entre os municípios e as secretarias estaduais como um todo. “A AMCG tem uma parceria muito grande com o Governo do Estado. Sempre que reivindicamos pautas, somos atendidos. Só temos a agradecer ao secretário Ortigara que está aqui, dando atenção aos Campos Gerais, e também a todos os outros representantes que estiveram ao nosso lado ao longo deste ano. São parcerias muito valiosas para os municípios”, afirmou.

Por fim, Norberto Ortigara elogiou o trabalho realizado dentro das prefeituras nos Campos Gerais. “Temos uma ótima safra de prefeitos, todos interessados em fortalecer sua economia local. Quando encontramos gestores competentes, que enxergam oportunidade de desenvolvimento, temos um grande prazer em conversar e viabilizar ações a partir de propósitos em comum. Nesta semana, por exemplo, entregaremos o certificado Susaf para o município de Castro, tendo em vista as adequações que lá ocorreram”, concluiu.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!