60 mil alunos da rede estadual retornam as aulas em 7 de fevereiro

60 mil alunos da rede estadual retornam as aulas em 7 de fevereiro

Luana Dias

Na primeira segunda-feira de fevereiro (7), os 60 mil alunos matriculados na rede estadual, da área de atuação do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (incluindo Castro), iniciam o ano letivo de 2022. A data para o início das aulas deste ano é a mesma prevista para toda a Rede Estadual do Paraná.

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, todas as aulas serão presenciais. “Estamos nos preparando para este retorno de forma efetiva, responsável e respeitando todos os protocolos de biossegurança que ainda serão mantidos em todas as escolas”, destacou ela, em entrevista ao Página Um News.

Luciana também salientou a importância de os alunos terem a oportunidade de retornarem às salas de aula, sobretudo, depois de passarem por quase dois anos sem o convívio habitual com colegas, professores e com o ambiente escolar, que é tão fundamental. Apesar de a fase atual inspirar cuidados, devido a nova onda de contágio pelo coronavírus, ela destacou que a expectativa para a retomada das aulas é de muito otimismo. “Depois desse tempo que nossos alunos passaram estudando de forma remota, híbrida, e presencial só no segundo semestre de 2021, a retomada da normalidade é necessária. Precisamos aprender a viver com este novo cenário, respeitando as normas, cuidando de si e dos próximos”.

A chefe do Núcleo também falou sobre a vacinação, nos diferentes grupos, assim como nos estudantes. O avanço da aplicação da vacina na região é o que vem garantindo a possibilidade de retomada de diversas atividades. “A imunização está muito avançada, entre professores e funcionários praticamente terminada, dos estudantes avança de maneira satisfatória assim como das crianças. Diante de tudo isto não podemos deixar de acreditar que o ano letivo em 2022 acontecerá de forma a recuperarmos o processo de aprendizagem, o convívio social, amenizar os impactos emocionais deixados neste período de pandemia e longe dos bancos escolares. Por isso é muito importante que toda a comunidade e as famílias acreditem, e nos ajudem neste retorno que é necessário e emergencial”, finaliza.

A reportagem também fez contato com a Secretaria Municipal de Educação de Castro, para saber como estão os preparativos para o retorno das aulas da rede municipal, no entanto, não houve resposta às tentativas de entrevista.

Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!