Vestibular de Primavera da UEPG tem mais de 9 mil inscritos

Vestibular de Primavera da UEPG tem mais de 9 mil inscritos

Da Assessoria

A Coordenadoria de Processos de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CPS-UEPG) divulgou nesta terça (09) a concorrência do Vestibular de Primavera. São 9114 inscritos para as provas, que nesta edição serão aplicadas em um só dia (manhã e tarde), 26 de setembro, para entrada de alunos no ano letivo de 2022.

O curso mais concorrido é Medicina, com 283,3 candidatos por vaga; seguido de Odontologia, com 18,4 candidatos/vaga; Engenharia de Software (18,2); Direito Noturno (18); e Enfermagem (17,8). Os candidatos disputam 725 vagas, distribuídas em 39 cursos de graduação.

A pandemia de Covid-19 impactou a participação dos alunos nos concursos vestibulares. Ainda assim, o coordenador da CPS, Edson Luiz Marchinski, comemora o número de inscritos. “É um número considerável para o Vestibular de Primavera, comparando o Vestibular realizado em maio, quando unificamos os Vestibulares de Inverno e Verão de 2020 e tivemos 9.904 candidatos”.

Dos candidatos, cerca de 15% são de outros estados ou países e a maioria (85%) reside no Paraná. Para 75% dos candidatos, essa não é a primeira participação em um concurso vestibular.

Horário das provas

As provas vocacionadas acontecem pela manhã, com três horas de duração, abertura dos portões de acesso às 8h e fechamento às 8h30. À tarde, os portões abrem às 13h30 e fecham às 14h para a realização das provas de conhecimentos gerais e redação, que têm duração de quatro horas.

Locais de prova

O ensalamento será divulgado a partir de 26 de agosto. São locais de prova em escolas, colégios e universidades em 13 cidades, com uma novidade: farão parte do Vestibular de Primavera a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e a Cadeia Pública Hildebrando de Souza. Segundo o coordenador da CPS, é um ganho na inclusão social. “A possibilidade de aplicação das provas na Penitenciária e na Cadeia Pública faz com que a UEPG proporcione a ressocialização dos apenados e a sua reinserção no mercado de trabalho”, completa.

Biossegurança

Por conta da pandemia, as provas deverão seguir um protocolo de biossegurança. Haverá um número reduzido de candidatos por local de prova, para evitar aglomerações e a entrada dos candidatos nas salas acontecerá de forma escalonada.

O protocolo de biossegurança contempla uma série de medidas antes, durante e depois das provas para garantir a segurança de candidatos e colaboradores. Os procedimentos gerais de prevenção são o uso obrigatório de máscaras; distanciamento social de pelo menos 1,5m nas áreas de fluxo, entrada e salas de provas, com entrada de maneira escalonada; higiene frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel 70%; dentre outras. Os locais receberão uma série de adaptações para garantir a segurança de todos, além de higienização cuidadosa antes e depois das provas. Outras medidas estão disponíveis no Protocolo de Biossegurança completo e mais informações sobre o Vestibular, no site da CPS.

Texto e foto: Aline Jasper

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!