UEPG terá Ambulatório de Especialidades Médicas no HU

UEPG terá Ambulatório de Especialidades Médicas no HU

Da Assessoria

A ampliação da oferta de serviços e a possibilidade da construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Ponta Grossa, para atender pacientes de toda a região dos Campos Gerais, foi o assunto da reunião, nesta quarta-feira (3). A pauta reuniu os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; a prefeita Elizabeth Schmidt, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, e os diretores do Hospital Universitário dos Campos Gerais,  Sinvaldo Baglie e Ricardo Zanetti.

Ampliar os serviços especializados em diversas regiões do Estado é prioridade da gestão estadual. Por isso, segundo o secretário Beto Preto, a construção de um AME em Ponta Grossa é estratégica. “Identificamos que a região dos Campos Gerais tem carência de algumas especialidades e necessita de ampliação da oferta de outros. Instalar um ambulatório do tipo AME em Ponta Grossa é uma estratégia vitoriosa porque facilitaria o acesso à população das cidades próximas, evitando maiores deslocamentos”, disse ele.

Para o secretário Sandro Alex, o Hospital Universitário tem a expertise necessária para ampliar serviços em saúde à população. “O que foi realizado em Ponta Grossa entre o Hospital da Criança e o Hospital Universitário foi fantástico, praticamente dobrando a quantidade de atendimentos pediátricos entre cirurgias, consultas, procedimentos. Um ganho para os moradores de toda a região. E é isso que precisamos, unir forças para o bem da população”.

A proposta para a cidade e região é detectar as necessidades atuais e futuras para construir ou reformar estruturas modernas e funcionais. A Secretaria da Saúde estuda a utilização de métodos ágeis de construção, como wood frame e steel frame.

“Estamos em fase de estudos desses tipos de obras, mas percebemos o ganho que teremos utilizando períodos mais curtos de construção com qualidade e eficiência”, explica o secretário Beto Preto.

PARCERIA

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, afirma que atuar em parceria com o Estado permite viabilizar grandes projetos que são necessários. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e da UEPG e o nosso município podem criar um grande complexo de saúde na região”.

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, apresenta potencial para ampliar e aumentar serviços e estruturas de saúde. O espaço que ocupa tem condições de ampliação e área livre para novas construções.

“Estudamos a possibilidade de termos um AME no Hospital Universitário para atender a demanda de toda a região dos Campos Gerais”, disse o reitor Miguel Sanches Neto. “Redefinimos durante a reunião as competências na área da saúde em Ponta Grossa e nos Campos Gerais com o protagonismo da Universidade”.

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais foi inaugurado em 2010 e atualmente é uma das unidades hospitalares do Estado que atende pacientes Covid-19. O HU possui serviços de ampla e alta complexidade e é referência na aérea de ensino e inovações na saúde. A estimativa de população atendida pelo hospital é de aproximadamente 800 mil pessoas residentes em cidades da região.

PRESENÇAS

Participaram da reunião o deputado estadual Hussein Bakri, o secretário da Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco; o diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier; o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak.

Texto e fotos: Sesa

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!