UEPG participa de projeto selecionado em edital do CNPq para receber recurso federal

UEPG participa de projeto selecionado em edital do CNPq para receber recurso federal

Da assessoria

Dois pesquisadores da Universidade Estadual de  Ponta Grossa e outros professores das Universidades Estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM), foram selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para capacitar profissionais da saúde na prevenção dos fatores de risco da obesidade e doenças crônicas associadas em municípios do Paraná.

Camila Marinelli Martins e Erildo Vicente Muller, docentes do curso de Enfermagem e Farmácia da UEPG, integram uma equipe formada por 15 profissionais da área da saúde que participam do único projeto selecionado no Estado. O projeto intitulado “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS do Estado do Paraná no enfrentamento da obesidade e fatores associados: Análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa” terá o investimento de R$ 525.472,00 para custear todos os gastos listados na elaboração do trabalho, dos estruturais até as bolsas que serão ofertadas para as pós-graduações das universidades envolvidas. Até o momento, o contato da equipe é realizado de forma remota e as ações práticas estão previstas para o ano que vem.

O coordenador do projeto em Ponta Grossa, o professor Erildo Muller (foto), destaca que a parceria entre as universidades é um grande passo para a formação de profissionais de saúde no estado. “Este projeto mostra a importância da relação dos pesquisadores entre várias universidades para obter resultados concretos, que possam ajudar na conquista de valores e que interfiram diretamente na saúde da nossa comunidade. Neste sentido, mais uma vez a UEPG mostra a abrangência que tem, mostra a aproximação que possui entre ensino e serviço, e também o impacto da sua formação nos pesquisadores”, afirma.

O edital nº 28/2020, elaborado pelos órgãos federais (CNPq/MS/SAPS/DEPROS ), trata da formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados em todo o país.

Texto: Julio César Prado         Foto: Arquivo Pessoal/Erildo Muller

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!