Uenp divulga resultado do Vestibular dos Povos Indígenas

Uenp divulga resultado do Vestibular dos Povos Indígenas

Da Assessoria

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) divulgou, nesta quinta-feira, 19 de agosto, o resultado do XX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. O processo seletivo ocorre em parceria entre as Universidades Estaduais do Paraná, a Universidade Federal do Paraná, além da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), são ofertadas seis vagas, além daquelas ofertadas nos processos seletivos regulares (Vestibular e PSS), exclusivamente para os integrantes das sociedades indígenas do Paraná. A partir da classificação no Vestibular Indígena, os aprovados escolhem o curso que desejam realizar. “Todos os cursos têm que destinar pelo menos uma vaga para o vestibular dos povos indígenas, e os alunos fazem a escolha dentre esses cursos”, explica a professora Cristiane Gonçalves de Souza, diretora de ações afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UEPG (Prae). Ela conta, ainda, que a matrícula acontece após uma reunião da Prae com os aprovados e seus familiares, em que são orientados sobre os trâmites de matrícula, possibilidades de cursos de graduação, assistência estudantil e outras dúvidas dos acadêmicos.

Neste ano, a Uenp foi a organizadora geral do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Dos 555 inscritos, 321 candidatos realizaram a prova para concorrer às vagas para ingresso no ano letivo de 2021. Foram classificados 274 candidatos no processo seletivo.

As provas aconteceram em 18 e 19 de julho, nos polos de Londrina, Apucaraninha, Manoel Ribas, Mangueirinha, Nova Laranjeiras e Curitiba e seguiram medidas de biossegurança, devido à pandemia de Covid-19. No primeiro dia, os candidatos tiveram uma prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, realizaram a redação e prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

O resultado está disponível neste link.

Texto e foto: Aline Jasper

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!