Tania, a castrense, secretária de Segurança de Ponta Grossa

Tania, a castrense, secretária de Segurança de Ponta Grossa

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – Tania Maria Sviercoski Pinto, natural do distrito de Abapan em Castro, é casada, mãe de dois filhos de 12 e 4 anos, especialista em Gestão de Segurança Pública, com mais de duas décadas dedicadas à Polícia Civil, foi o nome escolhido pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, para responder pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. Dinâmica e atuante, em meio de uma agenda lotada de trabalho, a secretária de Segurança de Ponta Grossa, concedeu entrevista a reportagem do Página Um News, onde falou um pouco de sua vide e carreira.

P1 – Nos descreva a “Tania”, como você se vê?
Tania – Me considero uma pessoa dinâmica, focada, sou apaixonada pelo trabalho, plenamente realizada na minha profissão de Delegada de Polícia, pois batalhei muito para ingressar na carreira, cujo concurso exige muito foco e muita dedicação. Tenho uma família linda e muito abençoada.

P1 – Você nasceu em Castro? Morou até que idade na cidade? Onde estudou?
Tania – Sim, sou natural do município de Castro, Distrito de Abapan, onde morei até os 15 anos de idade e cursei o primeiro grau na escola local, cujo nome homenageia minha mãe, que foi professora no distrito, Escola Estadual Professora Edina Woellner Sviercoski. Mudei para Ponta Grossa, para cursar o segundo grau (atualmente ensino médio), já que no distrito não havia oferta de escolas secundaristas. Em Ponta Grossa, concluí o curso de magistério no Colégio Sagrada Família, no ano de 1994 e no ano seguinte, passei a lecionar no ensino fundamental no mesmo colégio e ingressei no curso de Direito na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

P1 – Conte nos um pouco de sua carreira e do ingresso na Policia Civil?
Tania – No ano de 2000, após aprovação em concurso público, ingressei na Policia Civil do Paraná no cargo de escrivã. Em 2007 fui aprovada no concurso para o cargo de Delegada de Polícia Civil, tendo trabalhado nas cidades de Piraí do Sul, Castro e Ponta Grossa. Na 13ª SDP (Subdivisão Policial de Ponta Grossa), sempre atuei na linha de frente, nos setores operacionais, como titular da Seção de Furtos e Roubos, Seção Antidrogas, seção de Homicídios e, por fim, estava respondendo como delegada adjunta da Subdivisão Policial.

P1 – Como surgiu o convite para a secretaria de segurança de Ponta Grossa?
Tania – Após a eleição municipal, recebi o convite da prefeita eleita Elizabeth Schmidt para assumir a pasta da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e aceitei o desafio de trabalhar na área de segurança de uma forma mais ampla e voltada mais diretamente ao cotidiano dos cidadãos. Fiquei muito honrada, pois acredito ser um grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área de segurança pública nos locais por onde passei.

P1 – Quais as expectativas na secretaria? E como será a sua linha de trabalho?
Tania – O trabalho será voltado a implementar medidas que visem aumentar a sensação de segurança do cidadão ponta-grossense, lançando mão de recursos tecnológicos disponíveis, além investir na constante formação e aperfeiçoamento dos agentes da Guarda Municipal para que desempenhem um trabalho de excelência visando a segurança da população. Para que alcancemos nossos objetivos, o trabalho de forma integrada com as demais forças de segurança do nosso Município será fundamental.

P1 – Já se inteirou da nova rotina?
Tania – Estou conhecendo a rotina de trabalho de todos os setores que compõe a SMCSP (Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública) e promovendo o diálogo com os servidores, buscando otimizar os trabalhos desenvolvidos na pasta.

P1 – Já montou a sua equipe de trabalho?
Tania – Com base na avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos setores, estou montando uma equipe com perfil técnico para desempenhar as atividades da forma mais eficiente possível para que possamos implementar as ações necessárias. Essa é um trabalho que ainda está em andamento e deve ser concluído nas próximas semanas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!