20 de janeiro é Dia D contra a covid-19

20 de janeiro é Dia D contra a covid-19

Cleucimara Santiago

Causou alvoroço no final da manhã desta quinta-feira (14), a afirmação de Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, em reunião virtual com a Frente Nacional de Prefeitos, de que a vacinação contra covid-19 começará simultaneamente em todo o país na quarta-feira (20), às 10 horas, pondo fim a expectativa da população que aguardava ansiosa uma definição de data. Tudo depende da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca, na reunião marcada para domingo (16). O Ministério tem a intenção de distribuir 8 milhões de doses (2 milhões de doses da Astrazeneca, e 6 milhões produzidas pelo Butantan) aos estados, começando pelas capitais. Prefeitos de todo Brasil que fazem parte da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) que participaram da reunião com o ministro, logo após o final da reunião, correram para as redes sociais compartilhar a boa notícia. No primeiro grupo serão vacinados profissionais de saúde, idosos que estão em asilos e indígenas de aldeias, maiores de 18 anos. Em seguida, os idosos com mais de 75 anos. É necessário levar documento com foto e CPF, e quem tiver, o cartão de vacinação. Todos os dados serão registrados para evitar que as pessoas tomem a segunda dose de um laboratório diferente da primeira dose.

Vacinação no estado
O governador Carlos Massa Ratinho Junior divulgou que o Paraná está pronto e já tem disponível agulhas, seringas, máscaras, luvas, aventais e algodão, entre outros itens para iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19. Os materiais estão centralizados em dois pontos principais em Curitiba: o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e o Ginásio de Esportes do Tarumã. Segundo a nota, o Estado conta atualmente em estoque com 11 milhões de unidades, entre agulhas e seringas. A Secretaria de Estado da Saúde está finalizando a aquisição de mais 16 milhões, que garante as duas doses de vacinação de toda a população do Estado. O governador afirmou ainda que o Paraná conta com mais de 1.800 pontos de vacinação e uma logística pronta para os imunizantes chegarem aos 399 municípios, através das vinte e duas regionais de saúde do Paraná. O transporte será feito por meio de quatro caminhões com baús refrigerados e monitorados por satélite e, se necessário, também por três aviões da Casa Militar do Estado. O Paraná vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal. O Ministério da Saúde espera começar ainda neste mês as imunizações dos grupos considerados de risco.

3ª Regional de saúde está preparada
Procurado pela reportagem, Robson Xavier, chefe da 3ª Regional de Saúde – Ponta Grossa, respondeu que “ atendemos 12 municípios na região dos Campos Gerais, com quase 650 mil habitantes. Temos estoques de seringas e demais insumos nos municípios e na Regional. Vamos receber mais desses insumos para todas as etapas de vacinação. As salas de vacina das Unidades de Saúde estão preparadas e os profissionais motivados em participar dessa importante campanha. Os profissionais já estão testando o sistema de registro das vacinas e aguardando a definição dos públicos das etapas. Estamos preparados para apoiar os municípios nesse processo,” destacou.
Fazem parte da regional de saúde, as cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!