Semana do Produtor Rural poderá ter participação da Fundação ABC

Semana do Produtor Rural poderá ter participação da Fundação ABC

Da Assessoria

Tibagi – A próxima Semana do Produtor Rural, a ser realizada em 2022, pode ter a participação da Fundação ABC, de Castro. O anúncio foi feito pelo prefeito Artur Butina (PSC), no encerramento da Semana, na tarde de sexta-feira (30).

Em sua fala, o prefeito agradeceu a participação de todos no evento – que reputou “de bom proveito” –, lembrando que a parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) não vinha acontecendo nos últimos anos, diferente do que ocorreu neste (leia texto abaixo). Butina também defendeu que a Nota do Produtor deve ser confeccionada “dentro do Sindicato”, pois isso “enobrece” a entidade”.

Promovida pelas pastas de Agricultura e Finanças, em parceria com o Sindicato Rural de Tibagi, a Semana do Produtor Rural, que iniciou no último dia 27, teve o objetivo, segundo o secretário de Agricultura, Agérico Aníbal Carneiro Prestes, de ser, além de uma forma de comemoração ao Dia Nacional do Agricultor (em 28 de julho), integrar os produtores rurais com o Sindicato e também para que os agricultores tivessem conhecimento “do que está sendo feito para eles nas nossas secretarias”.

“Fico muito feliz de ver que a Semana foi bem proveitosa e podemos dizer que foi um sucesso”, diz o secretário de Finanças, Joairan Martins Carneiro, destacando a participação, no encerramento, do prefeito Artur Butina e do vice-prefeito Jorge Cardoso (PTB), “que abrilhantaram muito o evento”. “O que eu posso dizer da Semana é que ela cumpriu com todas as expectativas (…)”, destaca.

ICMS Ecológico

A manhã de sexta-feira (30), último dia da Semana, contou com a presença do vice-presidente do Sindicato Rural, Guilherme Frederico De Geus, e do agricultor Nicolaas Biersteker, proprietário de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que falou sobre esse tema e também sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico destinado a pequenos produtores rurais. O mesmo assunto foi tratado por Cláudio Garcez, colaborador do Departamento da Nota do Produtor, da Secretaria de Finanças. Trata-se de um “mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos estados” através do ICMS, “em razão do atendimento de determinados critérios ambientais”.

Em Tibagi, o ICMS Ecológico, segundo Fabiano Carneiro, gerente de Agricultura, é uma parceria da Prefeitura com o governo do estado, a Câmara Municipal e produtores rurais.

À tarde, foram apresentados projetos da Secretaria de Meio Ambiente, com a participação do secretário Elizeu Cortez. A consultora administrativa da Acamarti (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi), Wiviane Bueno da Maia, falou sobre o Recicla Tibagi. Representantes do Banco do Brasil também falaram sobre financiamentos e documentações, entre outros assuntos.

*Com informações do site meioambiente.gov.br.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!