Região está pronta para as eleições

Região está pronta para as eleições

Cleucimara Santiago

Com a proximidade do primeiro turno das eleições municipais que definirá os novos prefeitos e vereadores de cada cidade, fóruns eleitorais realizam os preparativos finais.
Moderna, leve, de pequenas dimensões, com autonomia de energia e consideradas seguras, as urnas eletrônicas são usadas no país desde 1996. Após receberem informações de cada candidato a prefeito e vereador, além do registro dos eleitores de cada sessão, elas são lacradas, recebem carimbo de autenticidade, um dos principais mecanismos de segurança que garante a lisura do procedimento, e são transportadas para os locais de votação. A Justiça Eleitoral relembra aos eleitores que houve redução da quantidade de urnas em todo o Estado do Paraná, e os locais de votação devem ser conferidos com antecedência.

Tibagi/Ventania
Em Tibagi, as urnas foram lacradas na sexta-feira (6), em cerimônia pública realizada na Central de Atendimento de Eleitores, e serão enviadas aos locais de votação a partir de sexta-feira (13), sendo doze em Tibagi e quatro em Ventania.
No domingo (15), dia da votação, 14.142 eleitores em Tibagi decidem entre três candidatos a prefeito e 67 candidatos a vereador em Tibagi. Já em Ventania, os eleitores terão que decidir entre quatro nomes a prefeito e 80 candidatos a vereador. Jaime Nunes Filho, chefe de Cartório de Tibagi, alerta, ainda: “Os eleitores devem ficar atentos, diante da nova realidade, foi necessária a agregação/junção de seções na quantidade de seções das Zona Eleitoral de Tibagi”. Os locais de votação terão acesso controlado, para evitar aglomerações nas dependências, principalmente corredores.

Palmeira/Porto Amazonas
Em Palmeira, as urnas também já estão lacradas e preparadas para serem enviadas aos 33 locais de votação, com um total de 75 seções e em Porto Amazonas com três locais de votação e dez seções eleitorais. A cerimônia foi na quinta-feira (5) de novembro e contou com a presença de autoridades, candidatos, partidos.
A entrega das urnas iniciou-se na quinta-feira (12) para os locais do interior do município e termina no sábado para os locais de votação na cidade. Palmeira possui 25.674 eleitores aptos a votar que escolherão entre cinco candidatos a prefeito e 113 candidatos a vereador, já em Porto Amazonas os 3751 eleitores decidirão entre três candidatos a prefeito e 47 candidatos a vereadores. Adilson Severino da Silva, chefe de Cartório da 13ª Zona Eleitoral de Palmeira, ressalta: “O procedimento de votação exige que todos os eleitores portem máscaras para adentrar a seção eleitoral e se possível levem caneta para assinar o caderno de votação; requer-se, ainda, que mantenham distância de outros eleitores e não levem crianças. A previsão, se tudo correr bem, é que no máximo às 18h15, 18h30 estejam totalizadas todas as seções desta 13ª Zona Eleitoral de Palmeira”.

Votação
Este ano a votação terá uma hora a mais; e as urnas estarão abertas das 7 às 17 horas. O horário das 7 às 10 horas é preferencial para pessoas acima de 60 anos que integram grupo de risco. Das 10 às 17 horas a votação é para o público normal. Devido a pandemia, algumas medidas de segurança serão tomadas. Não serão permitidas aglomerações, o distanciamento recomendado é de um metro e meio, o uso de máscara é obrigatório. O sistema de biometria não será utilizado, o eleitor deverá levar caneta para assinar o livro e documento oficial com foto para identificação. O eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.

Justificativa
Outra novidade deste ano é que quem estiver fora de seu domicílio eleitoral e for justificar voto, não precisa ir à uma seção eleitoral, pode fazer pelo app e-Título. O app vai identificar pelo GPS do celular e vai permitir a justificativa. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer plataforma (Android e iOS) e está disponível para download no Google Play e na Apple Store. Para utilizá-lo, o eleitor deve inserir o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento. O app disponibiliza uma série de informações e de serviços, como zona eleitoral, situação cadastral, consulta de débitos, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais, sem a necessidade de ir pessoalmente ao cartório eleitoral.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!