Nota oficial explica porque não havia motorista

Nota oficial explica porque não havia motorista

Da Assessoria

Carambeí – A Prefeitura Municipal de Carambeí, através de sua assessoria de comunicação (ASSCOM), emitiu nesta segunda-feira (27) nota oficial sobre a ocorrência registrada no domingo (26), quando uma casa pegou fogo e um Auto Bomba Tanque (ABT), do Posto de Bombeiro Comuninário (PBC), foi dirigido por uma pessoa da comunidade porque não havia motorista.

“A Brigada de Incêndio de Carambeí é fruto de um convênio entre Município e Estado do Paraná, via Bombeiro Militar, onde a Prefeitura é responsável pela parte administrativa, pelos equipamentos, bem como pela manutenção do prédio e caminhão. Os agentes trabalham em escalas de 12×36 horas. No dia da ocorrência, domingo (26), houve registro de incêndio em residência no Jardim Bela Vista, porém, a viatura estava ‘baixada’ no sistema no momento, um procedimento normal do Bombeiro Militar no caso de ausência de motorista, onde as ocorrências são assumidas pelo Bombeiro Militar de Castro e Ponta Grossa, que são responsáveis pela operacionalização da brigada municipal.

Cabe ressaltar que havia um motorista em sobreaviso naquele dia que, enquanto se deslocava, passou as orientações para que tirasse o caminhão para fora da garagem e deixasse preparado, já que o agente da escala não compareceu ao serviço e até o momento não justificou a sua ausência. O motorista de sobreaviso foi acionado para atender a ocorrência e estava se deslocando para a brigada, ao chegar foi informado que o caminhão tinha saído naquele exato momento, sendo dirigido por um popular diante da ocorrência urgente do fato, mesmo sem a autorização expressa de um responsável pela guarnição, pois o mesmo tinha habilitação para conduzir o veículo.

Todo o trabalho de controle e combate as chamas foi conduzidos pelo agente de plantão e pelo diretor de Segurança Institucional, Ademir Cordeiro, que na ocasião estava como motorista de sobreaviso.
A Prefeitura Municipal de Carambeí agradece a louvável atitude do morador que dirigiu o caminhão até o local do ocorrido, e demonstra solidariedade à família e todo auxílio necessário por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fez o levantamento de informações e encaminhou os familiares para o aluguel social e o cartão alimentação, e fará todo o pedido gratuito de segunda via de todos os documentos dos moradores.

Como são inscritos no CadÚnico, são beneficiários dos demais programas sociais do Governo Federal, e passarão por um processo de cadastro junto ao Departamento Municipal de Habitação para serem inseridos em programas de moradias.

Cabe esclarecer que a falta de agentes de combate ao incêndio é um problema decorrente, e que somente poderá será corrigido com a realização do concurso público para a contratação de novos funcionários, em que o processo já está em andamento, e a empresa responsável pelo realização do mesmo contratada.

Por fim, a Prefeitura tem feito investimentos para melhoria dos serviços da brigada de incêndio comunitária, como a reforma do prédio e aquisição de uniformes. A partir do concurso público, a questão da falta de material humano será resolvida”.

Redação Página 1

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