HU-UEPG abre chamada para artigos sobre experiências com a Covid-19

HU-UEPG abre chamada para artigos sobre experiências com a Covid-19

Da Assessoria

Experiências práticas, assistenciais e educacionais no atendimento à população no contexto da Covid-19. Esse será o tema do novo livro, que será publicado em formato de e-book, pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CEPDH-UEPG). Para compor os textos da publicação, a direção acadêmica do Hospital Universitário (HU-UEPG) convida profissionais e pesquisadores a enviarem artigos científicos relacionados ao tema. Interessados devem enviar a inscrição até 26 de abril para o e-mail [email protected] .

“O HU tornou-se linha de frente e referência no tratamento da doença para onze municípios e, durante todo esse tempo, buscou aliar estudos, pesquisas e melhores práticas no atendimento a pacientes, desde práticas clínico-assistenciais, até estratégias de gestão com enfoque no cuidado aos enfermos”, explica Fabiana Bucholdz, diretora acadêmica do Hospital.

A obra será intitulada “Práticas Assistenciais em Saúde no Contexto Covid-19” e será dividida em dois volumes: 1 – Intervenções Médicas e 2 – Intervenções Multidisciplinares. O objetivo central da publicação é apresentar um panorama sobre experiências em práticas assistenciais, cuidado e ensino pelos profissionais aos pacientes atendidos na região dos Campos Gerais.

A escolha dos artigos será feita com o objetivo de partilhar experiências e, ao mesmo tempo, contribuir com o debate da área e a formação de profissionais. A lista com os trabalhos selecionados para publicação será divulgada até às 17h de 21 de maio, no site HU-UEPG, na guia “Editais”. Após a divulgação do aceite, os autores devem fazer o envio da declaração sobre conflito de interesses, de direitos autorais e seguir as orientações sobre as normas para a publicação.

Diretrizes

Os textos enviados para apreciação serão analisados por uma comissão avaliadora designada pelos organizadores. Profissionais, docentes e alunos da graduação e pós-graduação que atuam, auxiliam ou desenvolvem pesquisas a respeito do enfrentamento da Covid-19 têm prioridade no aceite.

Cada artigo deverá ter no máximo cinco autores. O grupo deve justificar a inclusão de mais autores com a descrição de suas contribuições no trabalho. Os artigos devem ser submetidos na língua portuguesa com título e resumo em inglês.

O e-mail de inscrição deve conter o título completo, nome do autor, número do ORCID, função ou cargo na instituição, endereço eletrônico e telefones para contato. Juntamente com os dados, o e-mail também precisa ter o anexo do artigo, em arquivo Word, sem identificação dos autores, declaração da instituição a que estão vinculados e documentos afins (termos e autorizações de pesquisa).

Sugestões de publicações para serem submetidas para apreciação

Artigo Original: artigos científicos inéditos serão publicados em ordem cronológica de aprovação, assim como todos das sessões abaixo.

Atualização da Literatura: corresponde a um artigo no qual é levantado o estado da arte de algum tema relevante e inovador na área de saúde, cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional. Trabalhos de revisão sistemática e meta-análise podem ser incluídos na categoria.

Relatos de Caso: relatos de casos inéditos e complexos de importância para área multiprofissional de cuidado à saúde.

Relatos de experiência: comentários sobre determinado problema ou doença e como o profissional deve abordar as diversas situações clínicas diante de paciente com Covid-19 (protocolos clínicos).

O parecer da CEP para todos os estudos envolvendo seres humanos deve ser anexado na submissão.

Formatação do artigo

Título sugerido – acompanhado, se possível, de subtítulo: os títulos e subtítulos, em letra maiúscula, negritados, alinhados à esquerda. Texto justificado, com espaço interlinear de 1,5. Mínimo 200 e máximo 500 palavras para o resumo.

Formatação do artigo: os textos devem ser apresentados em Word, fonte Arial 12 para o corpo do texto e 14 para o título. Citações, notas de rodapé e referências finais deverão seguir a padronização das normas da ABNT.

Referências para formatação do corpo do texto: recuo de parágrafo 1,5, com espaço interlinear de 1,5 e margens 2,5.

Tamanho do texto: mínimo 8 e máximo 15 páginas, incluindo lista de referências. O texto deverá ser organizado contendo as partes necessárias, conforme o tipo de artigo.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Aline Jasper

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!