Entrevista: Todas as áreas receberão investimentos

Entrevista: Todas as áreas receberão investimentos

Cleucimara Santiago

Tibagi – Arthur Ricardo Nolte, Butina, 60 anos de idade, casado, pai de três filhos, ensino médio completo, agricultor. Com 50,94% dos votos, o candidato do PSC foi eleito prefeito de Tibagi para os próximos quatro anos.
Um homem simples, da terra e que declarou ao TSE um patrimônio de R$ 4.105.292,11. O vice é Jorge Cardoso, do PTB, que tem 68 anos. Os dois fizeram a coligação ‘Portas Abertas Para um Novo Tibagi’, formada pelos partidos PSC, PTB, PODE, PROS, PSD e SOLIDARIEDADE.
Butina recebeu a reportagem do Página Um News para entrevista na Churrascaria Expedicionário, em Ponta Grossa, e reforçou o lema de sua campanha. Nosso governo será sempre de porta abertas.

Página Um News – Me conte um pouco da sua vida, da sua história. Quem é Butina?
Arthur Ricardo Nolte – Nasci em Teixeixa Soares, aos 10 anos viemos para Carambeí com a família. Aos 20 anos mudei para Tibagi, no dia 24 de março de 1981, para ingressar, trabalhar como agricultor. A princípio comecei como ajudante e acabei trabalhando como agricultor a partir dessa data, e estamos aí até hoje. Tudo o que eu tenho está em Tibagi, o que constituí e adquiri. Meus filhos estão em Tibagi, então hoje sou tibagiano. Fui vereador de 1997/2000, estive vice-prefeito de 2001-2004, e também vice-prefeito 2013 de 2016, hoje prefeito eleito e com certeza, se tudo tiver em ordem, a partir de 1º de janeiro, prefeito de Tibagi.

P1 – Qual foi o momento mais difícil da campanha?
Butina – Eu acredito que a campanha como um todo. Quando você vai contra a máquina, a máquina pode tudo. O atual prefeito no cargo usa comissionados, usa carros públicos, usa o bem público, máquinas, e tudo contra você, que pela lei você não pode usar nada, a não ser o teu caminhar e tuas palavras. É algo totalmente desigual e a dificuldade de você montar equipes, do crédito que você possa realmente fazer alguma coisa, porque você não pode nada. Tudo é difícil, tudo é complicado, tudo é inverso. Qualquer coisa se fala em cassação, se acua teus companheiros, aquelas coisas. Então a dificuldade maior, eu entendo que é ser candidato, contra a máquina. Eles podem tudo, você não.

P1– Em algum momento, o senhor deixou de acreditar em sua vitória, ou até mesmo pensou em desistir?
Butina – Não, em momento algum, porque isso não é do meu feitio. Se você vai fazer um trabalho, independente do resultado, você tem que apostar no resultado positivo. Em momento algum a gente imagina negatividade ao trabalho. Se fosse assim, nem sairia candidato.

P1 – Como será a transição, o senhor já montou uma equipe?
Butina – Começa na terça-feira [8 de dezembro], mas eu acredito que vai ser bem tranquila, até porque o prefeito atual já se colocou a disposição. O financeiro permanece o mesmo e a gente já tem alguma experiência. Boa parte dessa equipe que vai fazer a transição, são funcionários de carreira. Então eu entendo que não terá nenhum problema.

P1 – Quantas secretarias Tibagi tem hoje? O senhor pretende mexer em alguma secretaria? Agrupar? Extinguir? Criar nova? Fazer alguma mudança?
Butina – Entre secretárias e chefe de gabinete são 11 ou 12. A princípio não pretendo mudar. A princípio ocuparemos todas as secretarias, e talvez se for o caso, uma oportunidade, criaremos um departamento ou uma secretaria de Habitação.

P1 – Como ficam os cargos comissionados?
Butina – Nós temos dentro do município, no compromisso, se não me falha a memória, setenta cargos comissionados. Se nós vamos utilizá-los? Eu acredito que não. Vamos utilizar alguns, só o que for necessário.

P1– O senhor já definiu seus secretários? Quais os nomes?
Butina – Os nomes dos secretários? Ainda faltam alguns, mas na Secretaria de Administração, Débora Bittencourt Fernandes; secretária de Ação social, Renata Bierstecker; secretário de Finanças, Joairan Martins Carneiro, que é o atual secretário. O secretário de Meio Ambiente (SEMA), Elizeu Cortez; secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Luana Taques Ribeiro; Chefe de Gabinete, Dr José Edgar Alves do Santos Filho; secretário de Esportes, Laércio Aleixo; secretária de Educação, Anee Elize Wrobel; Procurador Geral, Dr. Leonardo José Mendes; secretário dos Transportes, Cornélio Ardoon; secretário de Obras e Urbanismo, Danilo Schiochet; Controladra Interna, Jussara Alberti Gomes; Comunicação, Fernando Sousa, e departamento de Cultura, Marco Nadal.
Eu acredito que são esses secretários que estão lotados até hoje. Nós estamos com uma equipe bem adiantada, estamos com uma equipe pronta. Falta hoje, o secretário de Saúde, o de Indústria e Comércio já está praticamente acertado e o de Agricultura, nós tínhamos já resolvido, mas ele acabou optando por uma condição melhor e nós temos que ver um outro nome, mas também já está em andamento.

P1 – Qual vai ser a prioridade, o foco de seu governo?
Butina – Nós queremos lutar muito pela industrialização do município e empregos, esse é o nosso foco principal. Nós entendemos que Tibagi por ser uma cidade pequena e não disponibilizar da indústria, e nós precisamos batalhar muito por isso. Nós temos matéria-prima, nós temos condições e o nosso jovem, todos os jovens acabam indo embora. Nós temos que estancar essa sangria, porque nós perdemos a mão de obra qualificada e ficamos à mercê do andamento da oportunidade. Então nós temos que criar oportunidades, qualificar nossos jovens e buscar frente de empregos, esse é nosso primórdio. Temos que dar ênfase especial a habitação. Habitação sempre tem uma carência, principalmente habitações sociais e um trabalho bem próprio pelo social. Nós temos aí praticamente 20 % de nossas crianças que a única alimentação é a da escola, precisamos mudar algumas coisas nesse sentido. Então nós temos a opção pelo social, cuidar das crianças e dos idosos. Queremos que Tibagi caminhe para frente, nós não queremos mais perder nossos jovens para o mercado de fora.

P1 – Quais são seus projetos para a saúde? Algum projeto para maternidade em Tibagi, para ter nascimentos na cidade?
Butina – Na realidade nós temos um hospital em Tibagi que tem o seu trabalho. Ele funciona como um hospital em pequena escala, mas muito mais como posto de saúde avançado. Nós entendemos que para que você tenha uma equipe médica, para que você realmente faça cirurgias, seja partos, com segurança, você teria que ter uma UTI Neonatal e nós não temos. Nós podemos até tentar viabilizar essa ação, mas desde que nós tenhamos todo o complexo para fazer isso. Nós não vamos colocar as pessoas em risco, nós não podemos colocar a mãe e a criança em risco só pelo fato de uma questão. Então nós temos os convênios muito próximo, Telêmaco Borba, Ponta Grossa Campo Largo e até Reserva que já são bem administrados. E nós não podemos correr o risco de fazer alguma coisa nesse sentido, sem ter uma condição própria e como se ter. Nós sabemos que isso também tem um custo muito elevado, para viabilizar isso, tem que verificar, ver o que a gente consegue fazer via estado para que possamos ter isso.

P1 – Em sua campanha, quais foram os apoios importantes ?
Butina – Nós temos o apoio da deputada Federal Aline Sleutjes, nós temos o apoio do governo do estado Governador Ratinho Junior. O Sandro Alex é nosso parceiro, secretário de Infraestrutura e também deputado federal, está aí junto ao governo e tem nos ajudado. Já ajudou muito Tibagi, já fez muito por Tibagi. Nós temos o governo em geral, Guto Silva, Ortega, os secretários de estado em si, são todos nossos parceiros.

P1 – O senhor pretende bater na porta desses deputados para trazer recursos para Tibagi?
Butina – Com certeza, vamos bater. Nós já batemos, já fizemos essa opção, e vamos fazer de novo. Já tivemos em Curitiba algumas vezes, vendo algumas coisas, Sanepar, Copel e outros. Habitação, inclusive, já fizemos os pedidos. A gente entende que tem que apressar as coisas, nós não podemos nos dar ao luxo de perder um ano de nosso compromisso, de nosso trabalho, até porque nós não somos candidatos à reeleição. Nós fomos candidatos para quatro anos, eleitos para quatro anos e vou fazer meu trabalho quatro anos e depois deixo o cargo. Não vou à reeleição.

P1 – Em quatro anos muita água vai rolar, não é muito cedo para decidir isso?
Butina – O meu compromisso é não à reeleição, porque eu entendo que a reeleição é uma venda do governo e nós não faremos isso. Eu e o Jorge, como vice, nós já optamos desde o início e nós não vamos vender nosso mandato ou vender alguma coisa para reeleição. Nós não somos candidatos à reeleição. Até porque nós fizemos uma campanha que não prometemos cargo para ninguém. Nós não vendemos nenhuma secretaria, nem uma função e nem um cargo. Nós nos elegemos com a força e a vontade do povo e o nosso compromisso é com o trabalho.

P1 – Qual vai ser a participação do vice no governo? Vai ocupar alguma secretaria?
Butina – Nós vamos administrar juntos, meu convite para o vice é que ele administre junto. Nos elegemos juntos, em dupla, não um só. Então, nós vamos trabalhar juntos, dividir alguns trabalhos. O vice não vai assumir nenhuma secretaria, mas vamos trabalhar juntos, com o compromisso de atender o povo que é nossa proposta.

P1 – Tibagi é uma cidade turística. Quais são os planos para o turismo?
Butina – Nós temos que investir no turismo e profissionalizar o turismo. Turismo, eu entendo hoje, que Tibagi está parado. Nós precisamos ingressar, ver, na secretaria precisamos de pessoas com competência e precisamos levar para fora o nosso turismo. Precisamos qualificar nossos atendentes, nossos guias, melhorar muita nossa condição de cidade turística e melhorar muito nossos pontos turísticos. Nós temos pontos turísticos, que se fossemos comparar com a cidade de Bonito – Mato Grosso, eu acredito que nós temos mais pontos espetaculares que a cidade de Bonito. Mas, nós precisamos qualificar, abrir os pontos, precisamos investir nessa área. Ou nós investimos ou nós permanecemos como está. Nós temos que fazer uma abertura grande ao turismo. Turismo é indústria sem fumaça. Precisamos ver também a questão do Parque Estadual de Guartelá, o qual o poder público nem tem acesso. É uma área de Tibagi e nós não temos acesso. Nós precisamos rever algumas coisas, ver com o estado se ele terceiriza o parque, como é que ele faz, para que nós tenhamos acesso e para que o povo tenha acesso. Nós temos muitos pontos, mas muito pouco acesso. Pouca propaganda se faz, muito pouco se leva para fora. Nós precisamos levar e realmente qualificar nossos pontos turísticos da cidade. Nós temos muitos pontos, temos o rio, dar ênfase a isso. Temos os esportes radicais, tem o rafting, tem o rapel, tem também a tirolesa e tantas outras coisas. Nós precisamos que se invista mais nisso.

P1– Quais são seus projetos para o esporte?
Butina – Nós precisamos unificar os três distritos em relação ao esporte. Na verdade, Tibagi, são três cidades para se administrar, porque os distritos São Bento e Amparo tem praticamente cinco mil habitantes, Caetano Mendes tem praticamente 5 mil habitantes, a sede dispõe hoje mais de onze mil habitantes. A sede fica a 40 Km, outro fica a 36 Km e entre eles 22 km. Nós precisamos dar ênfase aos três distritos. Nós precisamos fazer uma interligação entre os próprios distritos. Um distrito praticamente não conhece o outro. Nós precisamos investir nessa área, unificar o esporte para que Tibagi possa representar alguns campeonatos e outras coisas para fora e nós temos atletas e condições para isso. Nós temos que investir no diamante da terra que é um programa que nós estamos criando para incentivar o esporte. Nós temos um ciclista que é campeão brasileiro por Ponta Grossa, nós temos dois halterofilistas que são campeões, um é campeão brasileiro que representa Santa Catarina e Tibagi fica onde?

P1 – Para finalizarmos, o que o senhor acha importante destacar?
Butina – Ao Página Um, nós queremos dizer que nós queremos e vamos fazer um Tibagi diferente. Nós vamos administrar a prefeitura e o gabinete de portas abertas. Nós vamos atender ao público, o povo vai saber se nós estamos lá, por que nosso compromisso de campanha é isso. Nós vamos fazer um investimento no pequeno produtor, nós querermos. Temos mais de oitocentos pequenas propriedades. Entendemos que se nós fizermos um investimento no pequeno produtor, com agrônomos e técnicos, podemos criar em um ano na área rural, mais de oitocentos empregos e isso é nosso propósito, criar empregos e dar oportunidades. Nós devemos fazer as feiras, as feiras na beira da pista, principalmente nos distritos São Bento e Caetano Mendes. Queremos melhorar a feira do município e ter um ponto próprio. Investimento em habitação, investimento em saúde, investimento na educação. Nós queremos, a partir de 2022, que Tibagi já tenha uma escola em horário integral, oito horas e por aí a frente. Nosso propósito é realmente investir em Tibagi para que a cidade possa agregar e acondicionar melhor seus filhos. É isso que nós queremos. Criar frente de empregos para que o jovem, a nossa mão de obra qualificada, permaneça na cidade.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!